A maior unidade de conservação de Goiânia está em obras. O Jardim Botânico começou a ser revitalizado, a partir de um projeto coordenado pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO e financiado por cooperativas goianas, em parceria com a prefeitura da capital. O valor total do projeto é de R$ 150 mil e as sociedades cooperativas comprometeram-se com o custeio de todo o material que será usado na recuperação, o equivalente a quase R$ 70 mil.
O restante, relativo à mão de obra, é de responsabilidade do executivo municipal, conforme termo de cooperação assinado entre Sistema e prefeitura. A revitalização do Jardim Botânico faz parte da campanha do Dia de Cooperar (Dia C) Goiás 2019. O objetivo é deixar um legado socioambiental para a cidade, dar visibilidade ao parque e reestabelecer a estrutura de lazer para a população, tudo com a marca do cooperativismo goiano, que tem, no seu DNA, a responsabilidade social e ambiental.
Jardim Botânico de Goiânia receberá plantio de novas mudas
A partir do levantamento das necessidades de reforma do parque, foram definidas diversas ações. Entre elas, estão a recuperação das estruturas do píer, anfiteatro, borboletário, viveiro, relógio solar e da guarita, além da pintura de vasos e dos protetores de mudas.
Também haverá o plantio de novas mudas, sistema de identificação de 150 espécies, reconstrução do jardim ornamental e do corrimão da trilha de acesso do Jardim Botânico e da Ilha das Flores.
“Embora tenha sido fundado há mais de 40 anos, o Jardim Botânico de Goiânia ainda permanece desconhecido por boa parte da população e precisa ser recuperado para se tornar, de vez, uma alternativa de lazer e descanso na capital. Além disso, essa área de conservação é importante para a produção de conhecimento científico na área ambiental. O cooperativismo goiano é comprometido com essa causa e, por isso, escolheu investir na recuperação do parque”, destaca o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira.
A entrega da revitalização do Jardim Botânico de Goiânia está marcada para 6 de julho, na festa do Dia C Goiás 2019.
Atrações no Jardim Botânico de Goiânia
Cerca de 3 mil pessoas são esperadas no Jardim Botânico, durante a festa goiana em comemoração ao Dia de Cooperar. Pela manhã, a população da Região Metropolitana de Goiânia poderá conferir a nova cara do parque, totalmente revitalizado, num evento sortido de atrações e serviços.
Entre eles, haverá distribuição de 600 pacotes de fraldas pediátricas e geriátricas por uma das cooperativas participantes, doação de 2 mil mudas de plantas do Cerrado, pela Amma, e presença da unidade do Hemocentro, para coleta de sangue. O grupo de samba Heróis de Botequim fará uma apresentação no fim da manhã.
A criançada poderá aproveitar brinquedos infláveis, pula-pula, pipoca, picolé, algodão-doce, pintura de rosto, escultura de balão e outras brincadeiras lúdicas.
Sexta edição do Dia C Goiás
O Dia de Cooperar está na sua sexta edição em Goiás e é realizado simultaneamente em todos os Estados do País. É o grande programa de responsabilidade social das cooperativas brasileiras, cujo objetivo é promover e estimular iniciativas voluntárias diversificadas, que estejam alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essas ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas ao longo do ano e reunidas no Dia C.
Em Goiás, o Dia de Cooperar tem o apoio do Sistema OCB/SESCOOP-GO, na capacitação, divulgação e valorização das práticas socioambientais das cooperativas. O Sistema orienta a campanha e realiza um amplo trabalho de comunicação, inclusive com a gestão da divulgação e fornecimento de material.
Para celebrar os resultados desse projeto, uma vez por ano (normalmente, no primeiro sábado de julho, quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo), é realizada a festa do Dia C. É um evento simultâneo em todos os Estados. Em 2019, a comemoração do Dia C Goiás será no Jardim Botânico.