Uma onda de frio atinge os Estados da região Sul e em parte do Sudeste (São Paulo e Minas) e deve atingir o Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul) a partir desta quinta-feira, 4. A situação fez o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional, emitir alerta sobre as consequências da massa de ar polar. Chovia pela manhã na cidade de São Paulo.
A massa é considerada intensa e deverá avançar até atingir a região Norte do País. Para as regiões mais ao sul é esperada queda acentuada de temperatura. Segundo o órgão, as temperaturas mais baixas serão registradas nas áreas de serra e planalto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com temperaturas em torno de -5º C nas manhãs de quinta-feira, 4, até domingo, 7.
Nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, acrescenta o Centro, “o frio mais intenso deve ocorrer no final de semana, com mínimas de aproximadamente 5º C nas primeiras horas dos dias”.
Cuidados
O órgão recomenda atenção especial com a a população mais vulnerável, “como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças’. “É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande importância na prevenção de gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias, mantendo ainda mais cuidado com crianças e idosos – mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio.”