Depois de algum tempo da ausência da tradição, o Projeto Grande Hotel Vive o Choro, intitulado como Chorinho, irá retomar suas apresentações nesta sexta-feira (5/7) de frente ao Grande Hotel, na rua 3, Centro de Goiânia. A data para a retomada do evento, dia 05 de julho, foi escolhida devido à importante comemoração do Batismo Cultural de Goiânia, que aconteceu em 1942.
Na data de 05 de julho de 1942, a capital do Estado de Goiás, foi inaugurada oficialmente. O que ficou conhecido como o Batismo Cultural de Goiânia. Na ocasião, a cidade foi palco de realizações culturais que trouxe à Goiânia diversas personalidades políticas, artísticas, eclesiáticas e intelectuais do País.
Com aproximadamente 10 mil habitantes, a nova cidade recebeu milhares de visitantes para a celebração do Batismo Cultural, que foi mostrado ao Brasil. Na época, o então Presidente da República, Getúlio Vargas apoiou o batismo, entre outros eventos realizados na cidade.
Chorinho comemora Batismo Cultural de Goiânia
Com a intenção de celebrar a inauguração oficial de Goiânia, o Batismo Cultural, a festa tradicional Chorinho volta à rua da capital. Promovido pela Prefeitura de Goiânia, a nova temporada conta com algumas alterações na programação.
De acordo com a diretora de eventos da Secult, Marci Dornelas, o projeto ainda será realizado às sextas-feiras. No entanto, as atrações serão realizadas a cada 15 dias, sendo elas voltadas aos grupos de Choro, MPB e Samba.
As atrações para o primeiro dia são: Bruno Rejan, Trio Toca, Jacob do Bandolim e Dona da Roda. O primeiro show começa às 19h30 e termina às 20h30. A segunda apresentação tem início às 20h45, com encerramento às 22h.
Até a data de 22 de novembro deste ano, o Chorinho já tem programações fechadas com 11 edições previstas. Como conta Dornelas, o grupo Choro é fixo e abre o evento todas às sextas. Atrações de MPB e samba irão se revezar e encerrar a noite de festa.