O município de Trindade, em Goiás, já recebeu mais de 820 mil pessoas nos primeiros cinco dias da Tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno 2019, ou simplesmente Festa de Trindade. Considerada tranquila, as principais ocorrências da festa religiosa, conforme o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar (PM), são casos de perda de documentos e de mal-estar, como desmaios.
De acordo com os dados da Sala de Gestão Integrada, responsável pelo acompanhamento do evento, e divulgados pela Associação Filhos do Pai Eterno, a Afipe, 822 mil fiéis já marcaram presença na festa que atrai pessoas do país inteiro.
Conforme a PM, a festa tem sido tranquila, tanto na Rodovia dos Romeiros, quanto dentro da cidade. Segundo a Polícia Civil, as maiores ocorrências giram em torno de perda de documentos, devido à grande aglomeração. Já o Corpo de Bombeiros afirma que as ocorrências têm sido rotineiras, apenas com mal-estar e desmaios. A corporação informou que o balanço geral das ocorrências será divulgado ao final da festa.
Com o tema “Sede santos como vosso Pai é Santo”, a Romaria vai até o dia 7 de julho. Este é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo maior do País, e a maior festa católica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.
Festa de Trindade gera reforço no policiamento e de serviços públicos na cidade
Para os próximos dias, segundo a PM, haverá reforço em todo o policiamento. Já a Polícia Civil informou que o efetivo será triplicado e haverá vários delegados de plantão para atender as demandas. O Corpo de Bombeiros também está com efetivo maior, atendimento com motorresgate, helicóptero, duplas de socorristas e mais unidades de atendimento.
Durante o período de aumento vertiginoso da população de Trindade devido à ida dos fiéis para a cidade, a Prefeitura escalou 1,2 mil servidores que atuam diretamente na festa, em áreas como saúde, limpeza urbana e informações a turistas.
Além disso, foram espalhados pelo município 500 novos pontos de coleta de lixo além dos já existentes, e 300 banheiros químicos.