Durante uma reunião com representantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO) realizada na última terça-feira (2/7), o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Pros), afirmou a intenção de realizar um novo concurso público em breve, uma vez que, segundo ele, o déficit de servidores tem crescido.
Na reunião, onde ocorreu o encontro do presidente com a a promotora Villis Marra, da 78ª Promotoria de Goiânia, Policarpo também informou a intenção de convocar os 75 candidatos aprovados no último concurso público realizado pelo Legislativo.
Sobre a convocação dos concursados, Romário Policarpo esclareceu que ela deverá ser feita assim que forem concluídas as tratativas com a 39ª Promotoria de Goiânia em relação ao número de vagas para pessoas com deficiência. O presidente da Casa assegurou ainda que pretende respeitar o princípio da proporcionalidade entre efetivos e comissionados na Câmara.
Já sobre o novo concurso, Policarpo não adiantou nenhuma data provável para lançamento de edital. O vereador Wellington Peixoto acompanhou Romário Policarpo na reunião.
MP-GO instaurou inquérito para apurar criação de cargos comissionados na Câmara Municipal de Goiânia
Recentemente, a 78ª Promotoria de Justiça de Goiânia instaurou um inquérito para investigar supostas irregularidades na criação de mais de 100 novos cargos comissionados na Câmara Municipal de Goiânia, que fazem parte da reforma administrativa da Casa.
Conforme o inquérito civil público do MP-GO, os alvos da apuração são as 117 novas vagas comissionadas, além de, conforme o órgão, elevado número de comissionados que ocupam funções de efetivos, mesmo havendo concurso público em andamento.
Foi requisitado à Presidência da Casa que informe sobre a existência de comissionados desempenhando funções específicas de efetivos e o número de servidores concursados, e a Casa deverá encaminhar ainda a cópia dos procedimentos de criação dos novos cargos.
Em nota enviada ao Dia Online na ocasião, a Câmara se manifestou sobre o caso e declarou que “está apresentando todas as informações solicitadas” pelo MP-GO no que se refere à reforma administrativa responsável pela criação dos cargos.
Além disso, a Casa também esclarecu que “atua em parceria com o MP-GO para sanar as pendências relacionadas ao último concurso público”.