Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação próxima ao Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, às margens da BR-153, em Goiânia. O Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) foi acionado no fim da madrugada desta terça-feira (2/7).
Informações preliminares apontavam que o incêndio ocorria dentro do Parque Ecológico, mas os Bombeiros confirmaram que as chamas atingiram uma área rural fora do parque. Ainda conforme a corporação, cinco viaturas e 17 bombeiros atuaram na ocorrência. Foram usados abafadores para evitar a propagação das chamas.
Por volta das 7h50 as chamas já haviam sido controladas e as equipes trabalham no rescaldo do local. Ninguém se feriu e ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio.
Inquérito sobre incêndio no Parque Ecológico de Goiânia é concluído
Em agosto de 2017, um grande incêndio atingiu Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco. De acordo com investigação da Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema), as chamas começaram em uma propriedade particular, ultrapassaram uma estrada vicinal, atingiram duas outras propriedades particulares e chegaram ao parque ambiental. O fogo queimou uma área de 3.750 hectares.
Gleison Maranhão Pimentel, proprietário da área onde o fogo começou, foi indiciado no inquérito como o autor do incêndio, com base em testemunhos e laudo pericial. As chamas demoraram uma semana para serem controladas e ao menos 250 bombeiros atuaram na ocorrência.
Foram constatados danos econômicos com a queima de pastagens, cercas de arame, morte da gado, e queima das áreas de reserva legal e de preservação permanente. A área está entre as mais devastadas do mundo. Este foi considerado um dos maiores incêndios em parques florestais de Goiás e o primeiro com autoria identificada.
Riscos
Conforme informações do Corpo de Bombeiros, as queimadas em vegetação causam grandes impactos ambientais, riscos de acidentes nas rodovias devido a falta de visibilidade aos condutores de veículos e motocicletas , além de provocar problemas respiratórios, com a inalação de fumaça.