Um bombeiro militar inativo foi encontrado morto na tarde do último domingo (30/6), em um rio do município de Alto Paraíso, a 430 quilômetros de Goiânia. Conforme a equipe de resgate, o bombeiro aposentado teria se afogado durante a prática de canyoning, ou canionismo, esporte que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos.
O corpo da vítima, ainda não identificada, foi encontrado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militares do Posto Chapada dos Veadeiros, no âmbito da Operações Férias Turista Seguro, deflagrada recentemente pela corporação. Segundo os bombeiros, a vítima, um bombeiro militar da reserva do CBMDF, estava praticando o esporte radical quando o afogamento ocorreu.
A equipe dos bombeiros utilizou equipamentos como maca sked, cabos e fitas tubulares para estabilização e fazer a descida pelos obstáculos naturais, pedras e corredeiras do rio. O corpo foi encontrado a cerca de 2,5 quilômetros e levado até o local de melhor acesso para equipe do IML, Polícia Técnico Científica e Polícia Militar.
Corpo de bombeiro aposentado foi encontrado graças à Operação Férias Turista Seguro
A Operação Férias Turista Seguro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) foi lançada na última sexta-feira (28/6), e tem como objetivo evitar mortes por afogamento, em especial no Rio Araguaia, durante o mês de julho deste ano.
Durante o lançamento da ação, o governo de Goiás apresentou os novos materiais que vão ser utilizados durante toda Operação como material educativo, embarque do reforço dos militares que vão para os rios e balneários do estado.
A principal novidade da operação deste ano é o uso maior da tecnologia para garantir a proteção dos turistas que visitarem o Rio Araguaia, com o uso de drones para captar as imagens e as transmitir em tempo real para um tablet que fica com o piloto.
Conforme dados divulgados referente a operação do ano passado, durante todo o mês de julho foram registrados 1.168 atendimentos, com 887 ações preventivas e apenas uma vítima por afogamento. Das ocorrências atendidas pela corporação 200 foram de resgate, oito de combate a incêndios e 73 de buscas e salvamento.