Um dia antes da reabertura oficial do Parque Mutirama, em Goiânia, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia, Sabrina Garcêz (sem partido), juntamente com outros parlamentares da comissão fazem, na tarde desta sexta-feira (28/6), uma diligência no local. A intenção, conforme assessoria da Câmara, é fiscalizar se está tudo adequado para a reabertura do espaço, principalmente com a documentação exigida pelos órgãos fiscalizadores.
Segundo Garcêz, o Mutirama é um espaço de lazer muito importante para a cidade, entretanto, essa reabertura requer cautela “para que não se repita a tragédia de 2017”. A vereadora se referiu ao acidente com o brinquedo Twister que deixou 13 pessoas feridas em julho de 2017.
“Além da segurança dos brinquedos, a gestão municipal precisa garantir à população as condições necessárias para utilização do espaço, como limpeza, funcionamento dos quiosques, banheiros e equipe de servidores, por exemplo. Seria irresponsabilidade a reabertura do parque sem essas garantias”, observa Sabrina.
Reabertura do Parque Mutirama
O Parque Mutirama vai ser reaberto neste sábado (29/6), após dois anos de interdição. O parque foi fechado em 2017 depois que um acidente no brinquedo Twistter deixou 13 pessoas feridas. Entretanto, a reabertura só foi viabilizada depois de firmado um acordo entre a Agência Municipal de Turismo e Lazer (Agetul) e o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), que especifica que apenas 17 brinquedos que têm laudos atestando sua segurança vão estar disponíveis no parque.
Uma reunião entre o presidente da Agetul, Urias Júnior, e a promotora de Justiça Leila Maria de Oliveira selou o acordo que garantiu que 17 brinquedos vão funcionar na reabertura do parque e que são as atrações com laudos de segurança.
O presidente da Agetul afirmou que a entrada na primeira semana da reabertura do parque vai ser gratuita, e que a segurança das crianças está garantida. Entretanto, conforme a publicação de um veículo local, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) ainda não havia sido chamado para vistoria final na atração.