Se você nunca foi até capital federal, nem imagina quanta beleza está espalhada por ali! Marcada por traços, cores e paisagens exuberantes, a cidade está repleta de pontos turísticos que realmente valem uma visita. No entanto, vale destacar que os maiores atrativos da cidade ficam por conta de suas construções, que em boa parte resultam de toda a genialidade e visão do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Um bom exemplo disso se encontra nos museus em Brasília.
Boa parte dos museus encontrados por ali tiveram seus projetos assinados por Oscar, garantindo estruturas atraentes e modernas. Além disso, esses lugares são os maiores responsáveis pela preservação da história brasiliense, guardando ainda um pouquinho das memórias de nosso país.
Portanto, se você pretende saber um pouquinho mais sobre o processo de construção do novo Distrito Federal, bem como as histórias guardadas no passado da cidade, nada melhor que conhecer seus museus. Com acervos repletos de imagens, documentos, gravuras e objetos, é possível ser transportado, mesmo que em memória, para diferentes momentos vividos por nossos antepassados. Confira!
Conheça os mais importantes museus em Brasília:
1 – CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil
Se você está pensando em conhecer os museus em Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil, mais conhecido como CCBB, não pode ficar de fora do seu roteiro. Representando ainda um dos museus mais conhecidos do Brasil, o espaço recebe eventos e peças com frequência. Localizado no Edifício Tancredo Neves, nas proximidades da Ponte JK, a estrutura do local foi projetada pelo grande Oscar Niemeyer, atraindo olhares curiosos logo de cara.
Ao fim da década de 1990, as instalações do prédio precisaram passar por uma reforma para que pudesse receber o CCBB Brasília, com o objetivo de inserir a capital federal no roteiro internacional de grandes eventos e produções culturais. Dessa forma, o museu foi inaugurado em 12 de outubro de 2000 e, atualmente, é a terceira instituição cultural mais visitada no Brasil e a 38º no mundo, de acordo com dados do ranking da The Art Newspaper (abril 2014).
O ambiente, que oferece para seus visitantes uma estrutura imponente e moderna, conta com belíssimas galerias de arte contemporânea, cinema e ainda um charmoso café. Considerado como um dos principais pontos turísticos da cidade, vale realmente a pena conhecer! Para conferir a programação e outras informações úteis, clique aqui.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 21h
Telefone: (61) 3108-7600
Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-002
2 – Memorial dos Povos Indígenas
Lugar importantíssimo para a preservação da cultura indígena, o memorial também foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1987, apresentando formas em espiral, o que dá a ideia de uma maloca dos índios Yanomami.
Por ali os visitantes têm acesso a toda a riqueza da cultura indígena, contando com um acervo repleto de peças que se referem a diversas tribos. Apenas para se ter ideia, no local são realizados eventos com a presença de representantes indígenas de diferentes regiões do Brasil.
O intercâmbio cultural entre povos indígenas de outros países também é uma proposta fixa do memorial, que já recebeu representantes dos Maoris, da Nova Zelândia, e também da Assembléia das Primeiras Nações do Canadá. Vale a pena conhecer este, que é um espaço tão importante! A entrada é gratuita!
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 17h | sábado e domingo, das 10h às 17h
Telefone: (61) 3344-1154
Endereço: Zona Cívico-Administrativa Em frente ao Memorial JK, Brasília – DF, 70070-300
3 – Museu Nacional Honestino Guimarães
Um dos principais museus em Brasília e também um dos mais frequentados pontos turísticos da cidade, o lugar representa um destino indispensável para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a história do país. Seu nome é em memória de Honestino Guimarães, que foi um importante líder estudantil brasileiro.
O museu, que possui a forma de cúpula, e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, foram projetados também por Oscar Niemeyer, inaugurados em dezembro de 2006, mesmo dia em que o arquiteto comemorou 99 anos de idade. Integrante do Conjunto Cultural da República, o museu contribui para inserir Brasília no circuito internacional das artes, guardando consigo importantes obras de arte.
No local os visitantes encontram exposições itinerantes de renomados artistas, sempre abordando temas relacionados à sociedade, como palestras, mostras de filmes, seminários e muito mais. Clique aqui para ficar por dentro de sua programação mensal.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h30
Telefone: (61) 3325-5220
Endereço: Lote 02, Setor Cultural Sul próximo à Rodoviária do Plano Piloto – Brasília, DF, 70070-150
4 – Museu Nacional Dos Correios
Entre os museus em Brasília, também é possível encontrar o Museu Nacional dos Correios, criado em 1880. O lugar é responsável por preservar a história dos serviços postais e telegráficos, bem como a memória de uma das instituições mais antigas do país, os Correios.
Por ali os visitantes podem saber um pouquinho mais sobre a trajetória da comunicação no Brasil, já que é possível encontrar artefatos que ilustram os principais meios de comunicação utilizados pelo homem.
Além disso, a programação anual do museu também conta com atividades culturais variadas no campo das artes visuais, audiovisual, música e humanidades. Um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro!
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 19h | sábado e domingo, das 14h às 18h
Telefone: (61) 2141-9276
Endereço: Setor Comercial Sul Q. 4 Bloco A Edifício Apollo – Asa Sul, Brasília – DF, 70304-915
5 – Memorial JK
Considerado por muitos como um dos mais fascinantes museus em Brasília, o Memorial JK, assim como o próprio nome sugere, preserva as principais memórias de Juscelino Kubitschek, o presidente responsável por idealizar Brasília.
Com um excelente acervo histórico e cultural sobre o ex-presidente e a ex-primeira dama, os visitantes encontram artigos que pertenceram ao casal e que são responsáveis por contar cada capítulo dessa história.
Um dos principais destaques encontrados por ali fica por conta da biblioteca, uma reprodução da que existiu na residência de JK, incluindo os livros que ganhou da rainha da Inglaterra e de outras figuras importantes da história.
Vale lembrar que o museu oferece acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência, já que é possível encontrar rampas de acesso, banheiros adaptados e elevador interno que leva ao 2º piso. Visita obrigatória, hein?!
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h
Telefone: (61) 3225-9451
Endereço: Zona Cívico-Administrativa Praça do Cruzeiro – Lado Oeste, Brasília – DF, 70070-300
6 – Museu do Catetinho
Embora tenha um tamanho bem reduzido quando comparado a outros museus em Brasília, o Catetinho também possui enorme importância cultural e histórica para a cidade. Também assinado por Oscar Niemeyer, o lugar foi a primeira residência oficial de JK no novo Distrito Federal, no período em que a nova capital estava em processo de construção.
Apenas para se ter ideia, sua estrutura foi construída em apenas 10 dias, em novembro de 1956. O prédio é bem simples e feito em madeira, conhecido como “Palácio de Tábuas”. A exposição encontrada por ali remonta aos primeiros passos de Brasília, sem falar na preservação do mobiliário original e outros artigos.
Com o objetivo de mostrar aos visitantes como foi a aventura da construção de Brasília, ainda é possível encontrar diversos registros fotográficos que eternizam aquela época. Certamente, um passeio imperdível na cidade!
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h
Telefone: (61) 3338-8803
Endereço: Park Way Km 0 – Trevo do Gama, Brasília – DF, 71745-000
7 – Museu Vivo da Memória Candanga
A construção de Brasília acarretou na migração de diversos trabalhadores das mais distintas regiões do país, que vieram para auxiliar na construção desse novo sonho. Assim, os migrantes acabaram se instalando provisoriamente por acampamentos, sendo que o maior deles ficou conhecido na época como Cidade Livre, ou Núcleo dos Bandeirantes.
Foi justamente nas proximidades desse núcleo que se instalou o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO), mais tarde, transformado no Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC), com sua bela alameda de casas de madeiras coloridas, típicas de cidades do interior, e um lindo bosque de árvores frutíferas que pode servir de descanso para os visitantes.
O acervo do museu é formado por edificações históricas, fotos da época da construção do novo Distrito Federal e objetos, tudo isso distribuído pela exposição permanente “Poeira, Lona e Concreto”, narrando a história de Brasília desde quando tudo começou até a data de sua inauguração. Vale a pena conhecer!
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 17h
Telefone: (61) 3301-3590
Endereço: St. JK – Guará, Brasília – DF, 70297-400
8 – Museu de Valores do Banco Central do Brasil
Mais um destaque entre os museus em Brasília, aqui os visitantes têm a oportunidade de acompanhar a evolução das moedas e cédulas brasileiras, desde o período colonial até os dias de hoje. Inaugurado em 1972, na cidade do Rio de Janeiro, o museu acabou sendo transferido para Brasília após a construção do prédio sede do Banco Central, sendo inaugurado na cidade em 8 de setembro de 1981.
Seu acervo é formado por 135 mil peças, composto por moedas e cédulas brasileiras e estrangeiras, pepitas, condecorações, barras de ouro e diversos artefatos relacionados à fabricação do dinheiro. Uma experiência única!
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 18h
Telefone: (61) 3414-2093
Endereço: Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B – Ed. Sede – Asa Sul, DF, 70074-900
9 – Museu Histórico de Brasília
Também conhecido como Museu da Cidade, o lugar integra o Conjunto Cultural Três Poderes, com projeto assinado por Oscar Niemeyer. O principal objetivo do museu é preservar os trabalhos que possuem relação direta com o processo de construção da cidade.
Apenas para se ter ideia, entre os museus em Brasília este é o mais antigo, inaugurado ainda em 1960, no mesmo dia de inauguração da cidade. Seu acervo permanente é formado por inscrições históricas, transcritas em braile e inglês.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h
Telefone: (61) 3325-7709
Endereço: Praça dos Três Poderes – Esplanada, Brasília – DF, 70100-000
10 – Espaço Lúcio Costa
O espaço também integra o Conjunto Cultural Três Poderes, inaugurado no ano de 1992, comemorando os 90 anos do arquiteto e urbanista Lúcio Costa. Sua exposição fica em uma construção subterrânea que abriga em seu acervo a maquete de Brasília, sem falar nas fotos históricas da época de construção e inauguração da cidade. Um dos melhores museus em Brasília para conhecer!
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h
Telefone: (61) 3321-9843
Endereço: Praça dos Três Poderes – Brasília, DF, 70297-400