A Operação Férias Turista Seguro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) vai ser lançada nesta sexta-feira (28/6), e tem como objetivo evitar mortes por afogamento em especial no Rio Araguaia durante o mês de julho deste ano.
Durante o lançamento da ação, o governo de Goiás vai apresentar os novos materiais que vão ser utilizados durante toda Operação como material educativo, embarque do reforço dos militares que vão para os rios e balneários do estado.
A principal novidade da operação deste ano, é o uso maior da tecnologia para garantir a proteção dos turistas que visitarem o Rio Araguaia, com o uso de drones para captar as imagens e as transmitir em tempo real para um tablet que fica com o piloto.
A partir das imagens de drones, as equipes dos bombeiros vão poder ter um apoio melhor para os trabalhos, sejam eles de salvamentos aquáticos, terrestres, busca de pessoas ou resgate de corpos afogados. Os drones não são as únicas novidades, os turistas que visitarem o rio, terão acesso a um aplicativo que traz informações da Operação, dicas de segurança e o mapa da região.
A corporação vai disponibilizar durante a operação deste ano cadeira anfíbias que vão possibilitar o acesso de cadeirantes, deficientes e idosos às praias do Rio Araguaia. Isso vai ser possível devido a uma parceria do Estado com a iniciativa privada, e vai ocorre pela primeira vez em Goiás.
Pequenos cuidados podem evitar grandes tragédias segundo os bombeiros
O CBMGO ressalta a importância de utilizar o colete salva-vidas, pois o mesmo é o principal equipamento de segurança aquática e pode evitar morte por afogamento. Além dos aparatos usados pelos bombeiros para socorrer as vítimas de qualquer tipo de acidente no Rio Araguaia durante as férias, vai ser feito um trabalho educativo com os turistas, para lembrar que pequenos cuidados podem evitar grandes tragédias durante o período.
Vão participar da ação 350 bombeiros entre salva-vidas e mergulhadores nas praias ao longo do rio. As principais cidades que contarão com o apoio dos militares são: Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruaunã, Cocalinho, Bandeirante e Luis Alves.
Durante a operação no ano passado apenas uma pessoa morreu afogada
Conforme dados divulgados referente a operação do ano passado, durante todo o mês de julho houve apenas uma morte por afogamento em 2018, em Luiz Alves, e foram registrados 1.168 atendimentos, com 887 ações preventivas. Das ocorrências atendidas pela corporação 200 foram de resgate, oito de combate a incêndios e 73 de buscas e salvamento.
O CBMGO afirmou também que no ano passado o público orientado pelos bombeiros ultrapassou a marca de 180 mil pessoa. De acordo com os números divulgados houveram 12 iminências, onde as vítimas foram retiradas com vida da água pelos militares.