A Seleção Brasileira de futebol feminino entrou em campo na tarde deste domingo (23/6) pelas quartas-de-finais da Copa do Mundo da categoria disputada na França. O confronto foi entre as meninas do Brasil e as donas da casa que venceram por 2 a 1 na prorrogação e garantiram vaga na próxima fase do torneio.
Nos primeiros cinco minutos de jogos, a equipe comandada por Vadão não conseguiu assustar as donas de casa, que chegaram duas vezes pela esquerda e em cobranças de escanteio, mas a goleira Bárbara saiu nas duas ocasiões para afastar o perigo.
A primeira descida da seleção feminina, foi aos 7’ da etapa inicial, porém a goleira Bouhaddi saiu para tirar a bola. A França tentou na sequência mostrar força, mas foi impedida pela defesa brasileira. Na sequência, a bola sobre com a meia-atacante Marta que tirou da marcação e bateu à direita da goleira francesa.
Aos 14’ da etapa inicial, a bola sobrou com Marta que passou para Debinha, a atacante brasileira avançou e com espaço arriscou, mas a defesa colocou a bola para escanteio. Na cobrança Marta levantou na área, mas a defesa afastou.
Aos 22’ do primeiro tempo, cobrança de lateral para as donas da casa, Diani passou por Tamires e cruzou Gauvin apareceu dentro da área e dividiu com a goleira Bárbara que não conseguiu cortar e a bola toca na atacante francesa e morre no fundo da rede, entretanto o árbitro de vídeo entrou em ação e anulou o gol da equipe francesa.
Em jogada feita pela esquerda aos 42’ do primeiro tempo Deinha tentou partir, acabou adiantando demais e a bola sobrou com a atacante Cristiane, que invadiu a área e bateu cruzado para defesa da goleira Bouhaddi. Como o jogo ficou parado por cinco minutos na primeira etapa para atendimento a goleira Bárbara, que acabou com o gol francês sendo anulado, a árbitra da partida deu seis minutos de acréscimos, mas apesar do tempo extra, as duas equipes desceram para o intervalo sem balançar as redes.
Thaisa aproveita sobra e marca o gol de empate que levou a partida para prorrogação
A etapa complementar começou da mesma forma que a primeira, com as francesas em cima nos cinco minutos iniciais. Aos 3′ Diani tirou de três defensoras brasileiras e tocou para companheira que bateu para fora. Dois minutos depois, Diani apareceu novamente fez o giro de corpo e saiu da marcação e fez o cruzamento para Gauvian completar para o fundo das redes.
Com placar adverso, as meninas do Brasil tentaram criar quatro minutos depois, Marta cobrou falta da esquerda, e a atacante Cristiane apareceu para cabecear a bola que foi no travessão e a zagueira Renard afastou o perigo.
Aos 18′ da etapa final de jogo, Debinha recebeu e partiu pra cima, a ponta brasileira invadiu a área e a zagueira Renard tentou afastar e a bola caiu nos pés da voltante Thaisa que bateu pro gol para empatar o jogo.
Aos 41′ da etapa complementar, bola trabalhada entre as atacantes Debinha e Cristiane, a bola acabou sobrando com Marta que lançou Tamires pela esquerda, que marcou o gol, porém o VAR anulou o gol brasileiro, devido a lateral brasileira estar impedida.
A árbitra do jogo deu cinco minutos de acréscimos e aos 47′ Debinha recebeu e deu passe para Bia Zanerato que tentou bater pro gol, mas isolou. Com o placar de 1 a 1, a disputa da vaga para as quartas-de-finais da Copa do Mundo de Futebol Feminino foi para prorrogação.
Prorrogação
No início da prorrogação, a equipe francesa começou tentando chegar, porém sem perigo. O lance mais perigoso foi da seleção brasileira, Biz Zanerato recebeu no meio de campo e partiu pra cima da marcação, mas acabou perdendo a disputa de corpo com a zagueira Renard. Ainda no primeiro tempo da prorrogação, o Brasil precisou tirar Cristiane que sentiu a coxa e fazer a quarta substituição que é permitida pela FIFA nessa ocasião.
No último minuto do primeiro tempo da prorrogação, Geyse recebeu no meio de campo e lançou Debinha pela esquerda, a ponta brasileira invadiu a área, tirou da goleira, mas a zagueira Bathy apareceu para evitar o gol brasileiro.
No segundo tempo da prorrogação, falta pelo ataque direito da França, Diani sofreu a falta e na cobrança, a capitã da seleção francesa Henry marcou o segundo gol das donas da casa. Com a vitória, a equipe de Vadão deixa a Copa do Mundo e as francesas avançam para as quartas-de-finais do torneio.