Os prefeitos de Trindade e Senador Canedo demonstraram profunda insatisfação com a recente decisão da Metrobus de retirar as linhas do Eixo Anhanguera dos municípios de Trindade, Goianira e Senador Canedo, região metropolitana de Goiânia. A empresa alega que opera com prejuízo e que o percentual recebido por ela para transportar os passageiros não é suficiente para cobrir os custos.
Em entrevista a um jornal local, o prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes (PSD), declarou que a saída do Eixo do município vai trazer de volta a superlotação nos ônibus. “Se não for ônibus articulados terão que voltar os ônibus curtos e colocar mais ônibus, mas voltaremos a ter ônibus superlotados“, disse.
Lemes ainda vez um desabado, e afirmou que a qualidade do transporte público para a população de Senador Canedo será menor. “Eu vejo com sentimento de tristeza e de prejuízo a população, porque mesmo que entre outro ônibus articulado na linha e atenda, a qualidade vai diminuir e isso é prejuízo para o nosso povo”, acrescenta.
Já o prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), chamou de “absurda” o argumento da Metrobus para encerrar o atendimento no município. “Temos a informar que não permitiremos que sejam prejudicados os usuários do transporte coletivo que utilizam a extensão do Eixo Anhanguera para se deslocarem no trecho Goiânia, Trindade, Goianira e Senador Canedo”, disse em nota.
Darrot também não acredita que o governador Ronaldo Caiado concorde com a decisão. “Com a tese absurda do presidente da Metrobus, Sr. Paulo César Reis, quando este afirmou que a parte do déficit da Metrobus é “culpa” das extensões do Eixo”, conclui.
O que diz a Metrobus sobre o fim do Eixo Anhanguera na região metropolitana de Goiânia
O Dia Online entrou em contato com a assessoria de imprensa da Metrobus, que confirmou a situação. De acordo com ela, não houve um processo licitatório para o atendimento nos municípios em questão, e foi por meio de um acordo firmado com o governo estadual em 2014 que a Metrobus começou a operar com as linhas estendidas para essas cidades.
Ainda conforme a empresa, a operação que compreende o trecho entre o Terminal Padre Pelágio e Terminal Novo Mundo é de 13,7 quilômetros. Entretanto, com as linhas ampliadas para as três cidades a Metrobus passou a atender 72 quilômetros, mas com a mesma quantidade de usuários, o que teria gerado uma anomalia nas receitas da empresa e uma enorme adversidade no fluxo de caixa.