De janeiro até maio deste ano, quase 500 carros adulterados foram apreendidos em Goiás pelas autoridades. Foram 493 veículos apreendidos com chassi ou motor adulterado, em ações resultantes das atividades desenvolvidas pela concessionária do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), a Sanperes Avaliação e Vistoria de Veículos.
Conforme a Polícia Civil a um veículo local, até o final do ano de 2016 a redução foi de 70% no número de roubos de veículos, efeito das vistorias e do trabalho das forças policiais em Goiás. O estado conta, atualmente, com mais de 3,5 milhões de veículos. Somente em Goiânia e Região Metropolitana, a média é de quase um veículo por pessoa. A corporação conta ainda que até hoje já foram realizadas mais de 2,5 milhões de vistorias, sendo que até o mês de maio foram apreendidos 3.945 veículos no total.
Mais de mil veículos provenientes de crime e adulterados que não podem mais circular são apreendidos anualmente. De acordo com Daniel Ganda, diretor da Sanperes Avaliação e Vistoria de Veículos, a vistoria é uma forma de evitar fraudes e roubos de veículos. “Para se ter uma ideia, com a concessão do serviço, já foram recuperados mais de quatro mil veículos furtados em quatro anos. Nos quatro anos anteriores, o número de veículos furtados identificados e encaminhados ao dono não chegou a 150”, explica.
Parceria entre a polícia e órgão do estado permite cruzamento de dados que auxiliam no combate e apreensão de carros adulterados
Ainda segundo o diretor da concessionária do Detran de Goiás, a vistoria é feita quando há transferência de propriedade ou de domicilio intermunicipal ou interestadual do proprietário. Ao final, é emitido um laudo eletrônico gravado automaticamente no sistema do Detran.
De acordo com ele, graças à parceria com órgãos do Governo de Goiás, como o Detran e a Polícia Civil, é possível cruzar dados e recuperar objetos de crime, com a punição dos envolvidos. Ao comprar um veículo usado, qualquer pessoa pode estar sujeita a adquirir um produto adulterado ou fruto de crime sem sequer saber disso. “Por isso, é importante passar pela vistoria, para assegurar que pessoas de boa-fé não sejam punidas e prejudicadas injustamente”, comenta Daniel.
O serviço faz parte do processo de regularização dos documentos junto ao Detran de Goiás.