Um sargento da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) foi preso e três ex-pms mortos nesta sexta-feira (14/6) após uma troca de tiros com o Comando de Policiamento Especializado (CPE) de Anápolis, na fazenda Papuanzal, zona rural de Abadiânia.
A polícia levantou que grupo planejava fazer assaltos em propriedades da região de Abadiânia, entre as fazendas que seriam alvos do grupo, estava uma das propriedade do médium João Teixeira, o João de Deus.
Os ex pms estavam armados e em posse de três veículos sendo um VW/Voyage branco, um VW/Gol vermelho e uma caminhonete preta. A equipe do CPE após receber a informação do provável ataque as propriedades rurais da região, fizeram o patrulhamento pela área, momento que abordou os suspeitos no Gol vermelho, conduzido pelo 3º Claudio Gomes dos Santos lotado no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de Abadiânia, que fazia a escolta dos outros três e acabou preso na ação e confessou sua participação no crime.
Após a prisão do militar, as equipes continuaram às buscas pela região e encontraram o Voyage branco na zona rural, com a placa tampada com fita isolante. A equipe do CPE tentou abordar os suspeitos que estavam no veículo, mas o trio não obedeceu e atirou contra os policiais que revidaram.
Os três suspeitos foram atingidos durante a troca de tiros e o CPE chamou o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) para socorrer as vítimas, entretanto as equipes médicas constaram a morte dos trio de ex policiais militares.
Ex-pms estavam armados e com uniformes da Polícia Civil
Os ex-pms foram identificado como Elon Pereira, que foi expulso da corporação em 1983 suspeito de homicídio em Pontalina; Arnaldo Matos Lima que foi exonerado da polícia em setembro de 2015, por extorsão, roubo qualificado e associação criminosa e Everton Carlos Rodrigues da Cunha, que deixou a PM após a decisão judicial que acabou com o Simve.
Foram apreendidos com suspeitos uma pistola calibre 9 milímetros, uma calibre .380 e um revólver calibre 38. Além das armas, a equipe do CPE apreendeu com os suspeitos capuzes, tarapes, alicates, fardas de camuflagem, colete balístico, mochilas e um giroflex.
Vale ressaltar que além do material apreendido que é de propriedade da polícia, os três ex-pms usavam uniformes para se caracterizarem como agentes da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO). O 3º Sargento Cláudio foi preso em flagrante e encaminhado à Corregedoria da PM.
Em nota a assessoria de imprensa da PM, confirmou que os três suspeitos mortos integraram o quadro da corporação, mas que fora o terceiro sargento do Copom de Abadiânia, os outros três não tinham mais ligação com a Polícia Militar.
Confira a nota
“A Polícia Militar de Goiás informa que ocorreu hoje, no município de Abadiânia (Zona Rural), um confronto com três indivíduos que tentaram efetuar um roubo a uma.propriedade Rural. No confronto, os três indivíduos foram a óbito e foi constatado que se tratavam de Ex policiais militares, os quais já não pertenciam aos quadros da PM, sendo dois excluidos das fileiras da Corporação e o terceiro demitido há alguns anos. Um quarto Policial Militar foi preso e encaminhado à Corregodoria da PMGO para providências legais. Na ação foram apreendidas com o bando três armas de fogo, sendo duas pistolas e um revólver, colete anti-balística, dois veículos, alicate de arrombamento corta-frio.”