A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) confirmou, no início da tarde desta quinta-feira (13/6), que já está em fase de elaboração um projeto para regulamentar o uso de patinete elétrico em Goiânia. A informação foi confirmada um dia após o titular da secretaria, Fernando Santana, participar de uma sessão sobre o tema com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB Goiás).
Conforme a assessoria da pasta, ainda não há um prazo determinado para a implantação da regulamentação dos patinetes elétricos, transportes que se tornaram mania na capital, mas ele já está a caminho. “O projeto está sendo elaborado, mas ainda não é possível dizer se ele virá a curto ou longo prazo”, disse a assessora da SMT.
A confirmação da elaboração de um projeto de regulamentação vem depois da participação na última quarta-feira (12/6) do secretário de Trânsito e Transporte, Fernando Santana, de uma sessão sobre uso dos patinetes elétricos promovida pela Comissão Especial de Direito Civil (CEDCivil) e Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO).
O debate teve como objetivo reunir sugestões para a regulamentação do uso dos patinetes elétricos em Goiânia. De acordo com Santana, durante a sessão, há muita reclamação sobre os patinetes em trânsito de forma indiscriminada pelas ruas e calçadas, “pois eles causam riscos, incluindo aos menores que utilizam e aos pedestres”.
A febre do patinete elétrico em Goiânia
Implantados há pouco mais de dois meses na capital, os patinetes elétricos circulam carregando jovens e adultos por todo canto de alguns setores de Goiânia. Assim como as bicicletas compartilhadas, o meio de transporte pode ser usado por quem baixar o aplicativo da Grin ou Yellow para Android ou iOS.
Ao contrário das bicicletas compartilhadas, usadas já há alguns anos em Goiânia, os patinetes não têm um ponto físico para serem deixados ao fim de cada viagem realizada. Eles precisam ser “estacionados” em estações virtuais informadas no aplicativo, que geralmente são locais como comércios ou shopping centers.
Os pontos de aquisição de patinetes estão espalhados pelos setores Nova Suíça, Marista e Bueno, em Goiânia