A previsão para os próximos dias em todo o Centro-Oeste é de manhãs e noites frias e tardes de muito calor, devido a predominância de uma massa de ar seco na região. Esta quarta-feira (12/6), segundo previsão do site ClimaTempo, será de sol forte e tempo seco. Como a temperatura na região está em elevação, o começo da manhã e a noite serão frios, mas a tarde deve ser quente.
Segundo a previsão, a tendência para os próximos dias é de sol, tempo seco e com subsidência do ar. Nas horas mais quentes dos dias a umidade relativa do ar fica entre 25% e 35% em quase todas as áreas da região. Meteorologistas explicam que, com o tempo aberto, com poucas nuvens e a umidade no ar baixa, o sol esquenta a superfície mais rápido, elevando a temperatura.
Já durante a noite, devido a falta de nuvens, a superfície perde calor mais rápido e perde a temperatura rapidamente, resultando em frio. Ainda de acordo com o ClimaTempo, não há previsão de chuva para o Centro-Oeste pelo menos até a próxima segunda-feira (17/6).
Ar seco e frio no Centro-Oeste
No início de junho, os goianos foram surpreendidos com as temperaturas baixas, principalmente pelas manhãs, onde foram registrados de 9ºC a 15ºC. Na última semana, Goiás e Mato Grosso registraram os menores índices de umidade relativa, que ficaram perto dos 25% no sul destes estados. No mesmo período, as manhãs em Goiânia e Brasília foram as mais frias do ano. Foram registradas temperaturas abaixo dos 10°C em áreas do sul de Goiás.
Veja abaixo outras cidades que bateram recorde de frio no Centro-Oeste:
- Maracaju (MS): 6,0°C
- Rio Brilhante (MS): 6,7°C
- Água Clara (MS): 7,1°C
- Jataí (GO): 7,6°C
- Cassilândia (MS): 7,7°C
Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília já bateram seus recordes de frio para 2019.