Para aqueles que adoram estabelecer contato com a natureza, um dos destinos mais buscados em Goiás é a pequena e histórica cidade de Pirenópolis. Por ali é possível encontrar um verdadeiro paraíso natural, com muitas áreas verdes e espaços para explorar. Além disso, a cidade ainda preserva um enorme valor histórico, não apenas para o estado mas também para todo o país, já que os traços de sua arquitetura colonial permanecem praticamente intactos. Apesar disso, as cachoeiras do lugar concentram os maiores holofotes, a exemplo da Cachoeira Usina Velha.
Portanto, se está pensando em fazer uma visita a Pirenópolis nos próximos dias, mas ainda não sabe ao certo quais lugares conhecer, esta é uma das melhores opções! E se você já conhece, nada melhor que retornar ao lugar e aproveitar bons momentos de tranquilidade, não é mesmo? Confira abaixo algumas informações e curiosidades que podem ser bem úteis para quem pretende visitar o local!
Cachoeira Usina Velha é uma das mais bonitas de Pirenópolis
A Cachoeira Usina Velha é uma das mais próximas da cidade, situada a apenas 3,5 quilômetros do Centro Histórico. O acesso é bem fácil e pode ser feito por qualquer veículo, sendo preciso ainda fazer uma caminhada de 400 metros do estacionamento até o local. Para aqueles que não contam com veículo próprio, é possível ter acesso próximo de ônibus, com uma caminhada alternativa de 800 metros.
Fato é que a Usina Velha não é de fato uma cachoeira apenas, mas sim uma série de pequenas quedas. São 3 quedas altas e outras menores ao redor, sem falar nas diversas corredeiras e poços para banhos. Um verdadeiro paraíso natural.
O lugar ganhou o nome de Usina Velha porque, há muito tempo, por ali funcionava a usina de produção elétrica de Gastão de Siqueira. Foi fundada por volta da década de 1950, no entanto, não demorou muito para ser desativada, já que poucos anos depois houve a chegada de uma companhia elétrica, levando a implantação de energia para toda a cidade. Hoje, para se ter ideia, a maior queda, que conta com aproximadamente 10 metros de altura, desaba das ruínas da barragem de concreto da antiga usina.
As quedas menores também são de fácil acesso e para chegar até o rio próximo, não é preciso fazer uma trilha longa. De fato, o local é uma boa pedida para quem adora manter o contato com a natureza mas não está a fim de percorrer longas distâncias.
Com águas cristalinas e muita vegetação ao redor, os visitantes encontram um cenário belíssimo, perfeito para relaxar e curtir bons momentos de paz. No entanto, vale considerar que por ser um ponto turístico popular em Pirenópolis, aos finais de semana a Cachoeira Usina Velha costuma estar mais cheia, o que em nada interfere nas belezas e na possibilidade de curtir o complexo. Entretanto, se você pretende garantir maior tranquilidade e isolamento, o ideal é visitar o lugar durante o meio da semana.
Estrutura da Cachoeira Usina Velha
Vale lembrar que nas proximidades é possível encontrar uma lanchonete e banheiros, que servem de apoio aos visitantes. A administração do local ainda permite a entrada de bolsas térmicas e comida, fazendo com que o passeio fique mais em conta para quem não abre mão da própria comida e bebida.
Por ali é possível encontrar locais para o descarte de lixo, portanto, esteja sempre atento para não poluir a natureza. O lugar é belíssimo e está sempre aberto a todos, portanto, merece todo o cuidado!
Principais características:
- Espaço amplo
- Fácil acesso
- Local com bastante presença do sol
- Banheiros masculino e feminino
- Trilha calçada de 100 metros
- Piscinas naturais para banhos e corredeiras
- Ponto de apoio
Os visitantes da Cachoeira Usina Velha ainda possuem acesso ao espaço de camping Sombra da Mata, onde podem usufruir de toda sua estrutura, incluindo a piscina de 400 m² que se encontra próxima da lanchonete. Certamente, uma aventura completa que garantirá uma experiência incrível! Para mais detalhes, clique aqui e confira o blog da cachoeira.
Mais informações?
Taxa de visitação: R$ 25 por pessoa (é permitida a saída e o retorno, desde que no mesmo dia)
Diária no camping: R$ 50
Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 17h30
Telefones para contato: (62) 99276- 9734 | (62) 98403-4533 | (62) 3331-1114 | (62) 98139-6748