Uma parceria entre a Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), e Polícia Rodoviária Federal (PRF) levou na última sexta-feira (7/6) à prisão de um motorista profissional de Goiás que facilitava a entrega das cargas que transportava para bandidos. O caminhoneiro, que foi preso no município de Itumbiara, teria, só nos últimos seis meses, comunicado quatro falsos roubos que na verdade eram parte do esquema.
O motorista de 47 anos, de nome não divulgado, foi investigado e preso em ação integrada pelas polícias por entregar cargas que ele conduzia, para uma organização criminosa de roubo de cargas que age nas regiões sul e sudoeste do estado e falsamente comunicar o crime em delegacias se polícia.
Só nos últimos seis meses, a Polícia Civil e e a Polícia Rodoviária Federal estimam que o grupo criminoso tenha participado de quatro ações ilícitas, roubando cargas de soja, bebidas e bobinas de aço, causando um prejuízo de cerca de um milhão de reais. O motorista, que fazia parte do esquema, entrega a carga levada para os outros criminosos e, então, ia à delegacia comunicar que havia sido roubado.
Com a prisão do motorista, as polícias devem recolher à prisão mais cinco membros da organização.
Caminhoneiro que comunicava falsos roubos pode ser parte de grande quadrilha
Conforme o Inspetor Newton Morais, da PRF, o motorista que foi preso é apenas um dos vários integrantes da organização criminosa. O inspetor conta que, agora, as polícias vão investigar quem são os suspeitos de receptação da carga.
Ainda conforme o inspetor, a polícia desconfiou do motorista devido às repetidas comunicações de roubo – quatro em apenas seis meses. Ele conta que o homem é a “chave do gancho” que vai levar aos outros integrantes da quadrilha.
A reportagem do Dia Online acompanha as investigações, e esta matéria deve ser atualizada em breve.