O homem que invadiu o fórum do município goiano de São Miguel do Araguaia, a quase 500 quilômetros de Goiânia, é conhecido na cidade por ter problemas mentais e já havia invadido o local outras duas vezes. O caso aconteceu na última segunda-feira (3/6).
Conforme informações da Polícia Civil, Alberone Martins do Vale, de 44 anos, chegou ao fórum de São Miguel do Araguaia por volta das 14h30 numa moto carregada com pedaços de cerca. Ignorando a segurança, ele invadiu o local e rumou para o gabinete do juiz.
A polícia informou que ele estava em posse de um facão, e tinha como objetivo matar o magistrado que havia determinado sua internação devido aos problemas psiquiátricos. Ainda de acordo com a polícia, ele já havia tido outros surtos, onde também invadiu o fórum, a pé, mas essa teria sido a primeira vez em que ele foi tão agressivo.
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) informou a um veículo local que Alberone foi condenado pelo crime de furto ainda em janeiro deste ano. Conforme a decisão, ele fez um exame de insanidade mental que comprovou que ele tem transtorno afetivo bipolar. O juiz, então, determinou que os 5 meses em regime aberto que ele deveria cumprir como pena fossem convertidos em medida de segurança de tratamento ambulatorial por tempo indeterminado com prazo mínimo de um ano.
Alberone se encontra detido na Unidade Prisional de São Miguel do Araguaia, e aguarda transferência para uma unidade psiquiátrica.
Invasor do fórum de São Miguel do Araguaia tinha resistência ao tratamento médico
Ao Dia Online, uma representante do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) informou que Alberone fazia o devido tratamento para seu transtorno, mas que o mesmo não tinha o efeito esperado uma vez que o homem se recusava a cumprir as determinações médicas, como o uso da medicação adequada.
A responsável também informou que antes de rumar para o fórum, Alberone estava no Caps, em consulta médica, e que o especialista que o atendia havia lhe receitado a devida medicação.