Pode até não parecer, mas se passaram 14 anos desde que a música que começa com a frase “Tem que saber chegar” do CL Aparecida ganhou destaque nacional e mostrou não só ao Brasil, mas também ao mundo que Goiânia também tem Rap.
O grupo CL Aparecida lançou a música em 2005 e ganhou as paradas de sucesso e o título de precursor do hip hop goiano. A música conta como é a vida na periferia de Goiânia e faz uma homenagem a um setor de Aparecida de Goiânia que cresceu bastante nos últimos 10 anos, a Cidade Livre.
Se não bastasse começar com “Tem que saber chegar”, o rap que ganhou destaque nacionalmente traz as seguintes frases “Pedido paz, a todas as quebradas, CL Aparecida, CL a minha área”. O grupo teve início em 2002 com Nego Thaide, Pantu, Jota-R, Mano Lê e Dj Arthur. Dos cinco integrantes, apenas os três últimos ainda fazem parte do CL Aparecida.
O primeiro CD do grupo foi lançado em 2005 e levou o nome da projeto. Entretanto a música foi a responsável por abrir as portas para os jovens aparecidenses.
Cantora Marília Mendonça foi flagrada curtindo o som do CL Aparecida
Apesar do tempo que se passou, a canção ficou enraizada em solo goiano e nas memórias de quem conheceu o grupo. Só para ilustrar sucesso no Brasil com o sertanejo, a cantoria Marília Mendonça aparece em um vídeo curtindo o som do grupo dentro do seu carro há pouco tempo.
Após ganhar o Brasil, o grupo gravou clipe da música com a equipe do Programa Radar da TV Anhanguera e ultrapassou os 3,6 de visualizações no Youtube. Na época o diretor e produtor do vídeo foi Anselmo Troncoso que também é responsável pelas produções de Gustavo Lima, Calipso, Jorge e Mateus, Neshiville e etc.
Apesar do tempo que passou, o grupo segue produzido rap de qualidade. Em 2017 foi lançado o novo album intitulado “Tem que Saber Chegar”. Conforme o grupo as principais influências deles são Tim Maia, Raul Seixas, 2Pac, Dr.Dre, Zeca Baleiro, Afrika Bambaataa, James Brown e Zé Ramalho.