A Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) apresenta na manhã desta segunda-feira (3/6) os indicadores criminais do mês de maio, assim como o acumulado de 2019 e o resultado das ações das forças policiais. Entretanto, o governador Ronaldo Caiado já adiantou, através das redes sociais, uma parte dos números. Segundo Caiado, os latrocínios em Goiás tiveram mais de 80% de queda.
Conforme o governador pelo Twitter, o estado de Goiás teve queda de 82% nos crimes de latrocínio, que são roubos seguidos de morte. A comparação se faz, de acordo com ele, com o mês de maio do ano passado.
Ainda no Twitter, Caiado diz que os números que serão apresentados pela SSP-GO trazem “outras boas novas”. Veja a publicação abaixo:
“Uma prévia do balanço dos indicadores criminais de maio, que será apresentado amanhã à imprensa: queda de 82% nos latrocínios, que são os roubos seguidos de morte!!! A comparação é com maio do ano passado. Os números trazem outras boas novas. Confiram. #SomosTodosGoiás”
Latrocínios em Goiás têm queda, e homicídios no país também
Além da queda de crimes de roubo seguido de morte em Goiás, homicídios também tiveram queda no resto do país. De acordo com o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, o Brasil registra uma queda de 24% nas mortes violentas no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o portal, isso quer dizer que o país teve 3,2 mil mortes violentas a menos em janeiro, fevereiro e março deste ano em relação a 2018. O número de assassinatos, porém, continua alto.
Entre os motivos por trás da queda nos assassinatos, segundo o pesquisador do NEV-USP Bruno Paes Manso e o diretor-presidente do FBSP Renato Sérgio de Lima, estão, entre outros fatores, a diminuição da tensão entre as facções depois da crise nos presídios; mais instrumentos para atuar no comando das facções; compartilhamento de políticas públicas entre todas as esferas e etc.