Já reparou como o Brasil é um país diverso? Seja por sua gente, cultura, tradição ou gastronomia, todo canto sempre reserva suas características particulares e é isso que nos torna tão especiais. E por falar na gastronomia, é comum que cada região apresente seus pratos típicos, mas há um lugarzinho em especial que parece receber de braços abertos todas as culinárias do país e do mundo: Brasília. Por ser uma cidade relativamente jovem, ainda não se pode dizer que exista comida típica de Brasília. No entanto, a gastronomia local vem se formando e reúne o que há de melhor de cada pedacinho do país.
O processo de construção da capital possui forte influência sobre a culinária do local, já que trabalhadores de todas as partes do Brasil se empenharam para que a cidade fosse erguida. Assim, cada um trazia as principais comidas de sua região. Como muitos acabaram se estabelecendo na capital, pratos do Nordeste, Sueste e Centro-Oeste, principalmente, também marcam a culinária brasiliense. Curioso? Então dê uma olhada!
Comida típica de Brasília é composta por boas misturas
1 – Churrasco
Quem é que não adora um bom churrasco, não é mesmo? Aclamado por pessoas de todas as partes do país, também é bastante apreciado em Brasília, tanto, que acabou se transformando em um de seus pratos típicos, sempre presente na mesa dos brasilienses.
A capital conta com diversas churrascarias e casas especializadas em carnes, tudo para agradar e satisfazer o paladar da clientela. O modo de preparo é o mesmo utilizado pelo restante do país, onde as carnes são temperadas com sal grosso e levadas à churrasqueira, onde permanecem de acordo com as preferências de cada um.
2 – Filé de Tilápia
Já reparou que a capital possui diversos restaurantes especializados em peixes e frutos do mar? Esta é, de fato, uma paixão dos brasilienses. Por sua vez, o filé de tilápia também acabou se transformando em uma comida típica de Brasília, embora tenha origens diferentes.
Na cidade é possível encontrar diversos criadouros da espécie, fazendo com que seja uma das preferidas e também das mais consumidas pela população local.
O modo de preparo fica a gosto de cada um, podendo ser empanado e frito ou assado. O que diferencia o prato feito em Brasília do encontrado no restante dos estados é seu acompanhamento. Normalmente é servido com arroz e gergelim torrado, acompanhado ainda de um bom vinagrete. Uma delícia!
3 – Pato no Tucupi
Embora tenha suas origens na culinária paraense, o prato também já foi adotado como uma comida típica de Brasília. É elaborado com tucupi, um líquido de cor amarelada extraída da raiz da mandioca brava, e também com jambu, uma erva típica da região norte. Arroz e farinha são ótimos acompanhamentos!
Pelo sabor forte e marcante, os brasilienses acabaram se adaptando bem ao prato, que hoje está presente em bons restaurantes da cidade e nas mesas de muitas famílias que moram na região.
4 – Arroz com Pequi
E o arroz com pequi também foi adotado como uma comida típica de Brasília. O prato, que tem suas origens em Goiás e também é muito presente em Minas Gerais, é um dos mais buscados por quem visita o DF.
Por ser um fruto típico do cerrado, nem todo mundo já teve a oportunidade de experimentar e os brasilienses são realmente sortudos. Fato é que o pequi sempre divide opiniões, já que é praticamente impossível gostar só um pouquinho – ou você ama ou odeia.
Assim como os goianos, é comum que a população de Brasília tenha o tão famoso arroz com pequi introduzido em sua alimentação desde cedo, despertando o amor pelo fruto. A receita ainda leva cebola, cebolinha, alho e sal. E para quem quiser algo mais completo, dá para aproveitar e fazer uma galinhada com tudo misturado!
5 – Buchada de Bode
Sim, a buchada de bode também está bastante presente nas mesas dos brasilienses! O prato chegou na capital através dos trabalhadores nordestinos, ainda na época em que Brasília estava sendo construída. Desde então, vem marcando presença em restaurantes e reuniões de família.
O sabor forte do prato é ocasionado pelo fígado, tripas, pulmão, rins e coração do bode, que são picados em tirinhas ou cubos bem pequenos. O tempero é a gosto, mas não pode faltar uma boa pimenta-do-reino, folhas de louro, alho e cebola! Assim como o arroz com pequi, não é fácil agradar a todos, mas certamente é um prato bastante querido e se tornou uma comida típica de Brasília!
6 – Chico Angu
O Chico Angu, feito de frango com quiabo e angu, é bastante popular na gastronomia mineira e acabou se tornando um dos queridinhos também dos brasilienses. A influência do prato chegou na capital federal por meio do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, que era mineiro e apaixonado pelo prato. Desde então faz parte da culinária da cidade.
7 – Pão de Queijo
E quem é que não adora um bom pãozinho de queijo, não é mesmo? Típico da culinária de Minas Gerais, também foi adotado pela gastronomia local e atualmente representa um dos lanches preferidos dos brasilienses.
É possível encontrar em praticamente todas as panificadoras e lanchonetes da capital, sendo sempre um dos mais pedidos. Tudo de bom!