Com o pedido para que a reforma da previdência e o “pacote anticrime” sejam aprovados, um grupo de manifestantes se reuniu na tarde deste domingo (26/5) em frente a sede da Polícia Federal (PF) em Goiânia. O grupo começou a se aglomerar no local a partir das 14h e o protesto teve início às 15h. Os organizadores da mobilização alugaram um trio elétrico e interditaram completamente a Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu.
A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) acompanha de perto o protesto, mas ainda não informou a quantidade de pessoas que participam da manifestação, em Goiânia.
Vale lembrar que as manifestações são uma resposta, aos protestos do último dia 15 de Maio, contra o contigenciamento da verba da educação proposta pelo governo federal.
Entre as exigências dos manifestantes estão as aprovações da Reforma da Previdência e do pacote anticrime
Uma das prioridades do governo federal neste primeiro semestre é aprovar a reforma da previdência proposta pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. A reforma segue sendo discutida na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, prevê uma economia de R$ 1,2 trilhão em 10 anos. Porém há especialistas que afirmam que a mudança com a reforma pode ser menor do que o estimado pelo governo.
Outra exigência dos manifestantes da tarde deste domingo, é que o “pacote anticrime” apresentado pelo ministro Sérgio Moro também seja aprovado, pois a proposta tem como objetivo, um combate maior à corrupção, ao crime organizado e crime violentos. Entre o itens da proposta estão a criminalização do caixa 2, prisão após condenação em segunda instância como regra no processo penal e penas mais rigorosas.
Em sua maioria os manifestantes estavam usando roupas com as cores da bandeira do Brasil, verde e amarela e com a própria bandeira nacional, além de cartazes pedido a aprovação das propostas do governo federal.