Após receber uma denúncia, uma equipe da Polícia Militar (PM) flagrou na noite da última quinta-feira (23/5) um homem vendendo passagens do benefício Passe Livre, pertencente a outra pessoa, na entrada no Terminal Novo Mundo, localizado em Goiânia. Os policiais o observaram de longe até realizar a abordagem e comprovar que ele praticava o ato.
Conforme informações repassadas pela PM, uma equipe da corporação estava em serviço no Terminal Novo Mundo, que fica no Jardim Novo Mundo, em Goiânia, quando foi acionada pelo vigilante local. O homem contou aos policiais que um indivíduo postado na catraca da entrada do terminal estaria vendendo passagens do Passe Livre, o que constitui ato ilícito.
Os policiais, então, ficaram observando o homem a distância. Foi quando flagraram um momento em que ele realizou uma venda de passagem. Os policiais o abordaram, e encontraram com ele dois cartões Fácil e dois cartões de Passe Livre. Os cartões estavam registrados no nome de uma terceira pessoa, na categoria de deficiente renal com acompanhante.
Para comprovar a realização da venda, os policiais solicitaram ao encarregado do terminal para verificar no validador da roleta se o cartão do Passe Livre havia sido utilizado, hipótese que foi confirmada.
O homem foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil para as providências cabíveis, uma vez que ele estava sem documentação de identificação. Foi lavrada Prisão em Flagrante, conforme o artigo 171 – estelionato.
No Distrito Federal, quatro pessoas foram presas vendendo Passe Livre
Quatro pessoas foram presas no dia 14/2 deste ano em flagrante pela Polícia Civil por crime de estelionato contra o Estado. Eles estavam “vendendo” o direito à passagem, ou seja, recebiam o valor em dinheiro e passavam o cartão na catraca para terceiros. Os acusados não têm antecedentes criminais. A pena por esse delito pode variar entre um e cinco anos.
A ação que prendeu os estelionatários foi deflagrada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf).