A escolha do embaixador do Rio Araguaia pelo Governo de Goiás dentro do programa Juntos pelo Araguaia foi feita nesta semana, mas já está gerando polêmica. Isso porque o escolhido foi o cantor Chitãozinho, da famosa dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, que é réu em uma ação ambiental do Ministério Público de Goiás (MP-GO) por desmatamento ilegal.
Um plano ambiental para a recuperação do Rio Araguaia, o programa Juntos pelo Araguaia foi idealizado través de um convênio com os governos Federal e do Estado do Mato Grosso. Entretanto, o escolhido para ser embaixador do Rio Araguaia no âmbito do projeto foi justamente um réu por agressão ao meio ambiente , uma vez que fevereiro deste ano, a juíza Marianna de Queiroz Gomes, da Comarca de Mozarlândia, acatou parcialmente uma liminar em ação proposta pelo MP-GO em que confirma um desmatamento ilegal na Fazenda Galopeira, de propriedade de Chitãozinho.
Uma inspeção realizada no ano de 2014 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), hoje a Semad, na propriedade do artista, identificou a existência de “degradação ambiental de vegetação nativa sem a autorização do órgão ambiental competente, numa área de 15 hectares na reserva legal”. Vale enfatizar que a Fazenda Galopeira faz parte da bacia do Rio Araguaia. Chitãozinho ficou obrigado a fazer, no prazo de 60 dias, um Plano de Recuperação da Área Degradada (PRAD).
A reportagem do Dia Online entrou em contato com a assessoria do cantor Chitãozinho via e-mail e aguarda um retorno.
O programa de recuperação do Rio Araguaia
Através de um convênio com os governos Federal e do Estado do Mato Grosso, o governo de Goiás anunciou neste mês um plano ambiental para a recuperação do Rio Araguaia. De acordo com o governador Ronaldo Caiado (DEM), a revitalização da Bacia Hidrográfica do rio se dará em três etapas distintas, e deve começar no mês de junho.
Em reunião do governador Caiado com o presidente Jair Bolsonaro no dia 14/5 no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo Federal confirmou sua presença no lançamento do programa, que foi batizado de Projeto Juntos Pelo Araguaia.
O programa será lançado oficialmente no dia 5/6, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na ponte que liga as cidades de Barra do Garças, no Mato Grosso, e Aragarças, Goiás.