Após passar por uma audiência de custódia na tarde desta terça-feira (21/5), o empresário Lin waner Garcia de Oliveira, de 32 anos, teve a prisão preventiva mantida pela juíza Maria Umbelina Zorzetti. No último domingo (19/5), após passar o dia consumindo bebidas alcoólicas, Lin Waner, com três passageiras em sua caminhonete, acabou caindo num barranco e capotando após fugir de uma abordagem policial, na Avenida Perimetral Norte. Duas moças que estavam com o motorista bêbado morreram.
A juíza defendeu que a prisão se sustenta pelo fato de Lin Waner ter bebido antes de dirigir, atingindo um teor alcoólico considerado altíssimo – 2,0 mg/L. A Dra. Maria Umbelina também cita que a liberdade do acusado representa “risco concreto para a preservação da ordem pública, instrução criminal e aplicação da lei penal”, e que as condições favoráveis do acusado, como ausência de antecedentes criminais, trabalho e residência fixa, não desconstituem a custódia resolvida.
Segundo informações da Dict, Lin Waner Garcia de Oliveira, no acidente em questão, perdeu o controle da direção, atravessou o canteiro central da avenida, desceu em barranco de aproximadamente 10 metros de altura, chocou em algumas árvores e por fim, em quatro palmeiras plantadas na entrada de uma residência. O veículo parou de ponta cabeça.
No momento do acidente, o grupo havia saído de um bar no Setor São Judas Tadeu e estava a caminho de casa. Conforme relato da sobrevivente, tudo ocorreu após o motorista tentar fugir de uma abordagem da Polícia Militar, uma vez que tinha ciência de seu estado de embriaguez. Luana Pereira Bessa, de 22 anos, e Alania Nascimento, de 32, que estavam na caminhonete, morreram.
Motorista bêbado que caiu em barranco na Avenida Perimetral Norte negou que tenha recebido ordem de parada da polícia
No termo de declaração dado à Dict, Lin Waner negou que tenha dito às passageiras que levava que seu nome era Pedro Henrique. Entretanto, confirmou que elas o chamavam por esse nome e não eram corrigidas por ele. Ele também negou que tenha recebido ordem de parada da polícia ou tenha passado por qualquer blitz, e disse que caiu do barranco por ter perdido o controle da direção da caminhonete.
Lin Waner revelou que é um costume seu ingerir bebidas alcoólicas desde os 15 anos de idades, e que às vezes dirige após beber.