Uma parceria firmada entre o Instituto Unibanco e o Governo de Goiás foi apresentada na manhã desta terça-feira (21/5) pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) e pela Secretária de Educação Fátima Gavioli. Através do acordo firmado com o instituto, foram estabelecidas metas de aprendizagem para o Ensino Médio em Goiás, desenvolvidas pelo instituição parceira.
O acordo tem como um dos objetivos diminuir a evazão escolar, diminuir as desigualdades regionais dentro das escolas e elevar a nota goiana no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), através do Circuito de Gestão, utilizado pelo Instituto.
“Hoje estamos assinando essa parceira, que nossa secretária fez questão de buscá-la junto ao instituto. E agora pretendemos ampliá-la cada vez mais, para que o resultado final seja a melhoria na educação dos nossos alunos”, afirmou o governador.
O governador avaliou que o Instituto Unibanco tem experiências comprovadas, as quais vai permitir aumentar as metas de Goiás, tanto no Ideb quanto no Ensino de Tempo Integral.
A secretária de Educação, Fátima Gavioli, informou que o instituto parceiro determinou uma meda específica para cada coordenadoria, e um único objeto para o Estado: Aumentar a nota do Ideb. Vale lembrar que Goiás possui hoje a maior nota da o Índice, com uma nota de 4,28. Entretanto a parceria quer que ao final de 2019 a média saia de 4,28 para 4,43 e para manter o Estado na liderança do Ideb.
Parceria para ampliar nota do Ideb e impedir evasão escolar vai proporcionar um investimento de R$ 8 milhões na Educação
Para determinar as metas, a parceria levou em consideração diversas coisas, como o tamanho de cada regional, o número de matrículas e o tamanho de cada escola. Com o acordo, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) vai promover uma série de cursos de formação com foco na apresentação dos processos do Circuito de Gestão da Educação em Goiás. Conforme informado pelo governo, vão participar dos cursos coordenadores regionais, diretores do núcleo pedagógico, assessores de gestão pedagógica, técnicos de apoio a gestão, superintendentes e gerentes da Seduc.
O acordo firmando entre o Estado e o Instituto Unibanco vai render um investimento de R$ 8 milhões de reais com ações de monitoramento. Com o investimento, a instituição parceira vai acompanhar e avaliar as ações implantadas pela Seduc com o intuito de garantir a aprendizagem do circuito e diminuir a desigualdade e a evasão escolar.
“O momento é bastante caro e relevante para a Educação, pois quando nos reunimos, assumimos o compromisso de gerar mudanças que vão garantir que os jovens de Goiás possam chegar ao Ensino Médio e permanecer na Escola para aprender cada vez mais”, explicou a gerente de Implementações de Projetos do Unibanco, Maria Júlia Azevedo.
Maria Júlia afirmou também que a parceria tem como objetivo garantir que os alunos da Rede Estadual de Ensino possam concluir a Educação Básica, com domínios de linguagens essenciais para utilizar em suas vidas e o mundo para assim poder transformá-lo.