O Corpo de Bombeiros de Aruanã atuou, na manhã desta segunda-feira (20/5), no resgate de um boto que estava preso poço no Ribeirão do Roncador, próximo a cidade de Araguapaz, interior de Goiás. De acordo com a corporação, o animal estava restrito a uma pequena área de um metro de profundidade, com limitações de deslocamento e de alimentação.
A equipe foi acionada por volta das 8h de hoje (20/5). No local, que fica a 90 quilômetros de Aruanã, as equipes do Corpo de Bombeiros verificaram que o animal estava restrito a uma pequena área de um metro de profundidade, com limitações de deslocamento e fornecimento de alimentação.
Bombeiros improvisaram maca para transportar boto até o Rio Araguaia
O animal foi resgatado, sem ferimentos aparentes, por uma rede de pesca. Em seguida, conforme relato da corporação, os bombeiros improvisaram uma maca com lona, madeiras e corda conduzindo o boto até a viatura.
Durante transporte foram realizados cuidados específicos para manter a hidratação e temperatura corpórea, envolvendo o corpo do animal com panos molhados e monitoramento constante durante todo o trajeto do Ribeirão do Roncador até a cidade de Aruanã. O boto foi solto no Rio Araguaia.
Resgate no Rio Araguaia, em Aruanã
No último dia 10, os Bombeiros de Aruanã foram acionados para salvar um cãozinho que estava à deriva no Rio Araguaia. De acordo com as informações repassadas pela corporação, o cãozinho estava tão cansado que já havia desistido de nadar, mas ainda estava flutuando. O resgate do bichinho foi realizado rapidamente pelos bombeiros, que o levaram de barco até o porto. Ele não apresentava ferimentos.
O Rio Araguaia é um famoso ponto turístico de Goiás que atrai visitantes do país inteiro. Com 2 630 quilômetros, a maior parte navegável, o rio é alvo praticantes de pesca amadora e turistas do Centro-Oeste, que buscam as praias de areias claras e observam a fauna local passeando em pequenas embarcações.