Um homem foi preso em flagrante em uma lotérica de Mineiros, na região Sudoeste de Goiás, ao tentar pagar boletos com sete cheques falsos. As folhas, que juntas somam R$ 30 mil, estavam em nome da prefeitura da cidade e de uma indústria local. De acordo com a Polícia Civil, o estelionatário já tem passagens pelo mesmo tipo de golpe.
Wisney Augusto Garcia Silva foi preso no momento em que tentava aplicar o golpe em uma agência lotérica localizada no centro da cidade. Ele já é investigado por integrar uma organização criminosa que atua em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em 2016, segundo a PC, ele chegou a ser preso em flagrante pelo mesmo crime.
Cheques falsos estavam em nome da prefeitura e de empresa em Mineiros
Ao ser abordado por policiais civis da Delegacia de Mineiros, Wisney afirmou que pretendia usar as folhas falsas para pagar diversos boletos bancários. O detalhe que chamou atenção dos agentes é que quatro dos sete cheques falsificados estavam em nome da prefeitura da cidade e três em nome de uma grande indústria localizada no município.
Conforme apuração da PC, as entidades sequer tinham conhecimento de que poderiam ser vítimas de um grande golpe.
Wisney Augusto foi preso no dia 6 deste mês, mas o caso só foi divulgado nesta terça-feira (13/5), por meio do site da Polícia Civil de Goiás. De acordo com a corporação, as investigações procuram por possíveis envolvidos no esquema criminoso.
Como reconhecer cheques falsos
Segundo especialistas, os cheques são uma das formas de pagamento que mais sofrem com as fraudes no mercado. Entretanto, eles destacam que, o processo para verificar se um cheque é de fato legítimo é simples. Confira abaixo algumas dicas importantes:
1. Cuidado em relação a estrutura do cheque. Tente raspar com a unha ou qualquer objeto rígido a parte escrita em preto no cheque. Se sair, mesmo um pouco de tinta, é um grande sinal de uma possível fraude. Nunca aceite cheques rasurados, borrados ou com qualquer mancha;
2. Confira sempre os dados pessoais, assim como assinatura, pedindo o RG e o cartão do banco do cliente que te deu o cheque. Se atente, também a numeração do cheque que você poderá encontrar na parte superior da folha, no lado direito. Observe se o código bate com a linha MIRC, que é uma linha de números localizada na parte inferior do cheque;
3. Caso não esteja seguro, entre em contato com o banco origem do cheque e solicite os dados para averiguação.