Após a Santa Casa de Anápolis anunciar a suspensão dos serviços de urgência e emergência, a partir desta terça-feira (14/5), por falta de repasse do Estado, a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), explicou que não tem convênio vigente com a unidade de saúde. Portanto, na nota oficial, a pasta reforçou que “é inverídico alegar que a medida adotada pela entidade seja por falta de repasses estaduais.”
O comunicado da Santa Casa foi divulgado ontem (13/5), por meio do perfil oficial do ex-ministro das Cidades, Alexandre Baldy, no Twitter. “Informamos a todos que, por ausência de repasse Estadual, a partir das 00h de hoje 14 de maio de 2019 (terça-feira) a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis nã atenderá os serviços de Urgência e Emergência. Salvo atendimento somente para gestantes e pacientes oncológicos”, diz o texto.
Na publicação do comunicado, o ex-deputado federal enfatizou que a paralisação dos serviços é uma “triste realidade” para todos os moradores da cidade. “Para todos os anapolinos terem conhecimento, a partir de meia-noite de hoje, 14 de maio, a Santa Casa de Anápolis, estará paralisando o atendimento de emergência e urgência na Santa Casa por falta de pagamento do Governo do Estado de Ronaldo Caiado. Triste realidade”, escreveu Baldy.
Veja abaixo a postagem original:
Para todos os anapolinos terem conhecimento, a partir de meia-noite de hoje, 14 de maio, a Santa Casa de Anápolis, estará paralisando o atendimento de emergência e urgência na Santa Casa por falta de pagamento do Governo do Estado de Ronaldo Caiado. Triste realidade pic.twitter.com/FXu4CFdzv0
— @alexandrebaldy (@alexandrebaldy) May 14, 2019
Saúde de Goiás deve assinar convênio com a Santa Casa de Anápolis nos próximos dias
Ainda por nota, a SES-GO esclarece que um convênio com a Santa Casa nos próximos dias e, a partir desta assinatura, destinar verbas do estaduais para a unidade.
Leia o texto na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) esclarece que não possui convênio vigente com a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis. A Santa Casa é uma instituição de regime jurídico privado, sem fins lucrativos, com gestão própria e conveniada ao município de Anápolis.
A SES-GO trabalha para assinar, nos próximos dias, um convênio com a Santa Casa e, a partir desta assinatura, destinar verbas do Estado para o local. É importante esclarecer que, diante da ausência de vínculo contratual entre as partes, é inverídico alegar que a medida adotada pela entidade seja por falta de repasses estaduais.