Através de um convênio com os governos Federal e do Estado do Mato Grosso, o governo de Goiás anunciou um plano ambiental para a recuperação do Rio Araguaia. De acordo com o governador Ronaldo Caiado (DEM), a revitalização da Bacia Hidrográfica do rio se dará em três etapas distintas, e deve começar no mês de junho.
Em reunião do governador Caiado com o presidente Jair Bolsonaro hoje (14/5) no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo Federal confirmou sua presença no lançamento do programa, que foi batizado de Projeto Juntos Pelo Araguaia.
O programa será lançado oficialmente no dia 5/6, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na ponte que liga as cidades de Barra do Garças, no Mato Grosso, e Aragarças, Goiás.
A ação foi idealizada pelo Governo de Goiás e vai revitalizar a Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia, por meio de convênio com os governos Federal e do Mato Grosso. A confirmação da ida do presidente foi dada pelo próprio Bolsonaro durante reunião do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, nesta terça-feira (14/5), no Palácio do Planalto.
“Veremos o Rio Araguaia respirar novamente”, diz Caiado
O governador, por hora, não quis adiantar maiores detalhes sobre o programa de recuperação do Rio Araguaia, mas garantiu que a recuperação se dará em três etapas. A primeira serão as nascentes.
Logo após a reunião com o presidente Bolsonaro, o governador Ronaldo Caiado se reuniu com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e com a secretária do Meio Ambiente, Andrea Vulcanis. “O Rio Araguaia pedindo socorro e coube ao destino conspirar a favor de sua revitalização. Caiado e Mauro Mendes (governador do Mato Grosso), anapolinos, do mesmo partido, juntos com o presidente Bolsonaro, que assumiu o comando dessa operação. Daqui a alguns anos veremos o Rio Araguaia respirar novamente“, disse Caiado, após a reunião no Ministério do Meio Ambiente.
De acordo com a assessoria do governador, nos próximos dias a Secretaria Estadual de Meio Ambiente irá detalhar o plano.