Após uma reunião de conciliação nesta terça-feira (14/5) no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª região (TRT 18), os motoristas da Metrobus, responsável pela gestão do Eixo Anhanguera, suspenderam a greve da categoria até a próxima terça-feira (21/5), em Goiânia.
Inicialmente a paralisação estava programada para ocorrer na última segunda-feira (13/5), entretanto uma reunião entre os representantes dos motoristas com diretores da empresa, fizeram com que a paralisação fosse suspensa devido a audiência de conciliação que ocorreu na data de hoje.
Os motoristas cobram o pagamento integral do ticket alimentação que havia sido cortado pela metade há alguns dias, o fim do corte do anuênio de 3% dos salários, além de um reajuste salarial. Após as exigências dos motoristas, a empresa apresentou na audiência de conciliação desta terça-feira uma contraproposta a categoria.
A proposta da Metrobus inclui um reajuste de 2% do salário dos funcionários, o aumento de R$ 827 no ticket alimentação, a permanência do anuênio de 3% nos vencimentos dos servidores da empresa e o pagamento da cesta básica natalina de forma integral aos servidores.
Assembleia dos motoristas da Metrobus para aprovar ou rejeitar a proposta ocorre no próximo domingo (19)
Após a audiência de conciliação, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes (Sindittransporte) marcou uma assembleia geral para discutir a proposta da empresa para às 9h do próximo domingo (19), na Associação dos Servidores da Metrobus (Asbus).
Conforme a assessoria do sindicato a proposta vai ser discutida para aprovação ou rejeição da categoria. Caso a contraproposta não seja acatada pelos motoristas, a greve vai ter início a partir das 00h de terça-feira (21/5).
A assessoria do sindicato afirmou que este foi um pedido do juiz responsável pela audiência de conciliação, pois como o tribunal só vai ser informado do resultado da assembleia na segunda pela manhã, é possível que nesse caso uma nova audiência seja marcada para tarde do dia 20 de maio.