Acontece na tarde desta segunda-feira (13/5) a devolução de 250 armas institucionais para polícias de Goiás. As armas, oriundas de processos judiciais do âmbito criminal, serão devolvidas aos representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSPG).
A devolução das armas será feira pelo corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, e acontecerá às 14h30 no Salão Nobre da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, localizado no Setor Oeste, em Goiânia, próximo ao Bosque dos Buritis.
Conforme assessoria do Tribunal de Justiça, a devolução das armas, 250 ao todo, se dá como “forma de auxiliar as Polícias do Estado de Goiás assegurando que os trabalhos prestados em prol da segurança pública tenham maior efetividade”
As armas instituicionais, que não irão para a destruição, mas voltarão para o serviço operacional das corporações, estavam no Depósito Público do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e são oriundas de processos judiciais do âmbito criminal. Inicialmente, o tenente-coronel Joneval Gomes de Carvalho Junior, assessor militar do TJGO, requereu à Corregedoria que oficiasse aos magistrados criminais atuantes no 1º grau de jurisdição e que possuem processos judiciais contendo armas de fogo pertencentes à corporação, autorização para que as armas fossem devolvidas às instituições.
Ofício circular determina prestação de informações sobre armas aptas para devolução às polícias de Goiás
Ainda segundo informações da assessoria, “o pleito do assessor militar do TJGO obteve parecer favorável do juiz Donizete Martins de Oliveira, auxiliar da CGJGO, e acolhimento por parte do corregedor-geral, que determinou expedição de ofício circular a todos os magistrados do Estado atuantes na esfera criminal do primeiro grau de jurisdição”.
As orientações do ofício são para que os magistrados prestassem as informações devidas sobre as armas de fogo aptas à devolução para as instituições policiais.