Após o governo de Goiás enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) que retira o Passe Livre Estudantil (PLE) dos universitários e dos alunos do ensino técnico e fundamental, o líder do governo na Casa, o deputado estadual Bruno Peixoto (MDB) apresentou uma emenda a proposta do governador Ronaldo Caiado que garante o benefício aos estudantes do nível superior e técnico.
Diante da proposta apresentada pelo governo e assinada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) estudantes de várias instituições de ensino estiveram na Alego para uma manifestação contra a medida do governo. O líder do governo na casa então apresentou a emenda assinada pela base aliada da atual gestão estadual, que garante o PLE aos estudantes do nível superior e técnico em Goiás.
O parlamentar afirmou que o Passe Livre é um programa importante e que é um programa que o governador está estabelecendo sua manutenção. “O governador está reestruturando o programa afim de mantê-lo através de critérios sociais e nós vamos promover amplos debates sobre o tema”, explica Bruno Peixoto.
Reestruturação do Passe Livre Estudantil retira direito do benefício de estudantes do nível superior e técnico
A proposta da atual gestão é reestruturar o programa, e cria o Programa Passe do Jovem Estudante (PJE) que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alego. Conforme o texto enviado à Casa, a proposta é fazer um corte de R$ 40 milhões e que o benefício seja destinado apenas aos alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino ou da rede privada na condição de bolsista.
Como o projeto foi apresentado na Alego, estudantes universitários, técnicos e do fundamental não teriam direito ao benefício. Atualmente o PLE atende o equivalente a 85.075 estudantes em todo o estado. Com a proposta do governo, o número cai para 22.657, cortando o benefício de mais de 60 mil alunos.
Vale lembrar que a Secretária de Governo (Segov) anunciou no início do ano um pente fino nos cadastro do benefício, com o intuito de levantar os dados dos estudantes atendidos pelo programa.