Após a cassação do ex-prefeito de Minaçu, Nick Barbosa (DEM), ser confirmada no último dia 30/4, os ânimos políticos no município ainda estão amainando, mas Zilmazinho (PTC), que assumiu a gestão desde o dia 1/5, já vê como “tranquila e positiva” a primeira semana como prefeito da cidade.
A cassação do ex-prefeito se deu de forma unânime na Câmara Municipal de Minaçu. Nick Barbosa foi acusado de improbidade administrativa por ter, conforme o processo, se utilizado de recursos da Prefeitura (servidores e maquinários) para executar obras para fins particulares. Conforme o atual prefeito, Zilmazinho, a tramitação do processo de cassação ocorreu de forma tranquila na Câmara. “Foi uma votação de dois itens e foi unânime. Os 13 vereadores votaram pela cassação dele”, comenta.
O prefeito, que está há exatamente uma semana à frente da gestão municipal, declarou que o mandato do antecessor foi positivo na parte de “sanar débitos anteriores”, mas levanta pontos em que, segundo ele, o prefeito teria errado. “Ele cometeu muitos erros políticos e administrativos. Faltava habilidade na questão gestora e administrativa”.
O atual gestor minaçuense também disse qual será sua linha de administração. A aposta, segundo ele, será na união e harmonia entre os poderes, o que ele chama de “despolarização da situação entre grupos políticos” existentes. Ele cita ainda que dará apoio ao Legislativo, uma vez que, segundo ele, uma das estratégias do ex-prefeito foi “jogar na Câmara a culpa pela cassação, com declarações maldosas”.
A intenção, conforme o prefeito, é também manter “90% da equipe de secretariado”, realizando apenas algumas mudanças. “Na secretaria de Meio Ambiente, por exemplo, tínhamos uma pessoa que não era concursada. O atual nome é totalmente técnico”, conta. Por fim, Zilmazinho avaliou a primeira semana como prefeito como “extremamente positiva”, o que indica que o clima político no município começa a normalizar após o processo de cassação que tirou o ex-prefeito.
Membro da Câmara Municipal diz que vereadores “agiram com clareza” em votação que cassou ex-prefeito de Minaçu
Em entrevista concedida logo após a concretização do processo de cassação do ex-prefeito, o vereador Rodolfo Torres (PTC) comentou o acontecimento, e defendeu a postura tomada durante a votação que tirou do cargo Nick Barbosa.
“Acredito que a Câmara [Municipal de Minaçu] foi muito imparcial nessa situação, os vereadores agiram com clareza. Então toda a Câmara está de parabéns, é um fato histórico em Minaçu, o Legislativo, a cada ano q passa, vem tomando força”, declarou.
A reportagem do Dia Online tentou contato com o prefeito cassado, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.