O Procon Goiás divulgou na última semana o ranking das 50 empresas que tiveram o maior número de reclamações registradas junto ao órgão durante o mês de Abril de 2019. A Caixa Econômica Federal figurou em primeiro lugar na lista, seguida pela empresa de aviação Avianca (antiga Ocean Air).
De acordo com o Procon Goiás, a divulgação do ranking tem como objetivo dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.
A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada Ranking Geral, é composta por todos os atendimentos prestados, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa.
Já a segunda, denominada “Ranking de Processos Instaurados”, é composta somente pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que, conforme o Procon Goiás, esgotaram todas as tratativas pré-processuais.
Além disso, o órgão quer fazer com que os consumidores avaliem os riscos ao contratar uma determinada empresa. A partir dos dados é possível levar ao conhecimento de todos quantos atendimentos, quantas reclamações (processos) e qual a representatividade disto na estatística do órgão.
Dos 5 primeiros colocados no ranking de abril do Procon Goiás, 3 são bancos; Caixa Econômica figura em primeiro lugar
Na lista divulgada pelo Procon Goiás, estão empresas do ramo de telefonia, financeiro, têxtil, turismo, educação, entre outros. Os cinco primeiros lugares ficaram, respectivamente, com: Caixa Econômica Federal, Avianca (antiga Ocean Air), Banco Itaúcard, Banco Bradesco e Tim S/A.
Confira a lista completa clicando aqui.
A reportagem do Dia Online entrou em contato com a Caixa Econômico Federal, que disse “valoriza a opinião dos clientes e a usa como subsídio para melhoria e modernização do atendimento”. Veja abaixo:
“A Caixa Econômica Federal informa que valoriza a opinião dos clientes e a utiliza como subsídio para melhoria e modernização de todos os seus processos de atendimento. Esclarece ainda que revisa permanentemente seus serviços e produtos, priorizando a redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais, internos e externos.”