Em uma operação conjunta com a Polícia Federal, a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) fez na última sexta-feira (3/5) a maior apreensão de ecstasy já registrada em Goiás. A operação, realizada no município de Ceres, a 180 quilômetros de Goiânia, apreendeu a carga avaliada na casa dos milhões com mais de 120 mil comprimidos da droga sintética.
A operação foi batizada de Drug Of, e ocorreu de forma conjunta entre a PMGO e a Polícia Federal. Foram apreendidos 50,4 quilos de ecstasy em Ceres, distribuídos em 120 mil comprimidos. Conforme a Polícia Militar, a carga é avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais. O suspeito, que foi preso, estava levando a carga para Anápolis.
A PMGO ainda conta que a apreensão no âmbito da Operação Drug Of foi feita após compartilhamento de informações por parte da Polícia Federal. Dois suspeitos foram presos, entre eles Magno Galdino de Assis. Com ele, além da droga, a polícia também apreendeu uma arma de fogo tipo revólver, da marca Taurus, calibre 38, com cinco munições intactas e numeração suprimida, um caminhão Ford/Cargo e uma caminhonete Amarok.
Apreensão de ecstasy traz necessidade de informações sobre a droga
De acordo com a Denarc, o MDMA, ou simplesmente ecstasy, é uma droga classificada como perturbadora que tem atividade estimulante e alucinógena, os efeitos podem durar até 8 horas, e logo após a ingestão se distribui amplamente pelo organismo. Chegando ao cérebro, a metabolização da droga é realizada principalmente no fígado e sua eliminação ocorre através da urina, sendo concluída após aproximadamente dois dias.
A droga apresenta efeitos semelhantes aos estimulantes do sistema nervoso central (agitação), bem como efeitos perturbadores (distorção da realidade). Os efeitos da MDMA causam a falsa sensação de excitação, assim como, a melhora na percepção musical e aumento da percepção das cores. A droga provoca:
- Diminuição do apetite,
- Dilatação das pupilas,
- Aceleração do batimento cardíaco,
- Aumento da temperatura do corpo (hipertermia),
- Rangido de dentes e
- Aumento na secreção do hormônio antidiurético.
Os efeitos residuais são aqueles que perduram dias após o uso de uma droga. Muitos usuários relatam ter um episódio depressivo nos dias após o uso do ecstasy, o que é chamada de depressão de meio de semana. Assim como, fadiga e insônia também são comuns.
O uso de ecxtasy é geralmente seguido de um grande esforço físico, devido a agitação psicomotora. A associação desses fatores tende a aumentar consideravelmente a temperatura corporal, a qual pode atingir 42ºC e, inclusive, ser mortal.