Piloto de parapente, de 41 anos, sobreviveu ao bater em uma rocha e cair de uma altura de 70 metros quando tentava decolar na quarta-feira (1/5), em Formosa, em Goiás.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que socorreu o piloto de parapente, o acidente ocorreu às 13h30 do Dia do Trabalhador. Experiente, o piloto percebeu problemas no equipamento e tentou voltar para onde partiu. De repente, bateu na rocha de onde decolou e caiu.
O local em Formosa é famoso por outros esportes aéreos, além do parapente. Sem ser identificado, o piloto foi socorrido após chocar com o aparelho na rocha e cair no chão, sofrendo fraturas nas pernas.
Socorrido pelos bombeiros do Estado de Goiás, o homem foi içado à área mais segura – de 70 metros – onde recebeu os atendimentos.
Em seguida, o piloto de parapente foi encaminhado para o Hospital Municipal de Formosa. O Portal Dia Online não conseguiu contato com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade.
Local em que piloto de parapente caiu em Formosa é conhecido por prática
Tradicionalmente, Formosa, que fica no Entorno do Distrito Federal, a 282 quilômetros de Goiânia, sedia eventos nacionais e mundiais da prática de parapente, um aparelho que mistura asa delta e paraquedas. A modalidade ocorre no País praticamente desde 1965.
Por causa da geografia com características rochosas, a região de Formosa é considerada a mais apropriada ao esporte do Brasil, que pode agregar de amadores até competidores profissionais.
A região já recebeu, nos últimos 30 anos, eventos de Asa Delta, com diversas Etapas do Brasileiro e duas edições do Mundial de FAI.
A cidade é tão importante do ponto de vista turístico, que o Ministério do Turismo, em 2011, incluiu a cidade entre as 100 com melhores apelos para visitação.
As características favorecem consideravelmente a cidade para a prática dos voos cross country durante todo o ano. Impossível não passar pela cidade qualquer dia do ano sem encontrar um dos pilotos pela cidade ou mesmo no ar.