Em determinados tipos de emergência, é necessário que profissionais como policiais e bombeiros ajam de forma rápida e precisa, de modo a economizar tempo e contribuir para o êxito da operação, ainda mais quando vidas estão em risco. Foi o que aconteceu na noite da última quinta-feira (25/4), em Goianésia, a 180 quilômetros de Goiânia, quando os bombeiros realizaram um salvamento por telefone, repassando para uma mãe em desespero que acionou a corporação depois que seu bebê se engasgou. Pelo telefone, a mãe recebeu todas as orientações e conseguiu salvar o bebê.
Conforme o Sargento Solismar, do Corpo de Bombeiros, o caso ocorreu na noite de ontem, por volta das 20h08, quando a mulher acionou a corporação. Segundo o sargento, a mulher contou que estava dando um medicamento via oral para o bebê, um menininho de apenas 36 dias de vida, quando ele acabou se engasgando.
Imediatamente uma viatura foi disponibilizada para ir ao local, na Rua 27, Setor Carrilho, mas a situação pedia urgência. O telefonista do Corpo de Bombeiros então, enquanto a viatura se dirigia para a ocorrência, começou a acalmar e a orientar a mulher, que estava em desespero, passando todo o procedimento padrão, passo a passo, em casos de engasgamento.
Ainda de acordo com o sargento, quando a viatura da corporação chegou ao local, a criança já tinha sido desengasgada, graças ao procedimento realizado pela mãe e repassado pelos bombeiros. Ela já amamentava a criança e teve que assinar um termo de responsabilidade, uma vez que se recusou a levar o bebê para o hospital, que já aparentava estar bem.
Bombeiro explica o que fazer em caso de engasgamento; salvamento pode ser feito por telefone e por qualquer adulto
O Sargento Solismar, ao Dia Online, explicou que qualquer adulto pode realizar um procedimento de salvamento de desengasgamento numa criança, desde que siga as instruções corretas.
Veja abaixo quais são:
Conforme o sargento, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e não entrar me pânico. Logo em seguida, pegar a criança engasgada nos braços, de bruços. Ela deve estar com a cabeça um pouco abaixo do resto corpo, inclinada. O adulto, então, deve dar leves tapinhas nas costas da criança, até que ela seja desengasgada.