O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), determinou recentemente a implantação de um comitê que deverá apresentar propostas de ações de emergência e projetos para os municípios goianos do Entorno do Distrito Federal (DF). O órgão vai reunir oito secretarias do Estado, entre elas a pasta da Saúde, Educação, Indústria e a Goinfra.
A apresentação do comitê foi feita pela primeira-dama Gracinha Caiado durante reunião semanal do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), na última quarta-feira (24/04). O comitê terá o prazo de 60 dias para apresentar as propostas e projetos, e será formado pelas secretarias de Saúde, de Educação, da Segurança Pública, do Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento e Inovação, além da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), da Saneago e da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços. Também podem participar os gestores de municípios que apresentarem interesse em integrar o grupo da Ride.
A criação do comitê ocorre logo após o governador articular a criação do Conselho Administrativo da Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), anunciada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais lembrou que o governo do Distrito Federal apóia a criação de uma Região Metropolitana do Entorno, proposta que tramita no Congresso Nacional. Segundo ela, esse projeto de lei eximiria o Distrito Federal e Minas Gerais de realizarem investimentos na região.
Após articulação, Caiado teve êxito na criação de conselho para desenvolvimento do Entorno do DF
Após intensa articulação de Ronaldo Caiado, o governador saiu vitorioso na questão dos municípios do Entorno do DF. O governo federal decretou o fim da Região Metropolitana do Entorno e acolheu o pleito do governador goiano pela estruturação da Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno). A decisão foi confirmada no início da semana, após uma reunião onde participaram o governador de Goiás, o vice-governador de Brasília, um representante do governo de Minas Gerais e os ministros Onyx Lorenzzoni, General Augusto Heleno (GSI) e General Santos Cruz (Secretaria de Governo).
Ao final da reunião, o ministro Onyx Lorenzzoni informou que nos próximos dez dias será editado um decreto que irá reestruturar o Conselho de Administração da Ride, que será o ponto de partida para um estudo com os prefeitos dos municípios do Entorno de Brasília, juntamente com os governos de Goiás, de Brasília e de Minas Gerais, para determinação das prioridades.