Sombra e água fresca, quem é que não adoraria curtir isso de vez em quando? Goiás é o estado perfeito para os amantes da natureza, já que oferece diversas cidades turísticas que possuem as cachoeiras como ponto forte e que, consequentemente, apresentam cenários verdadeiramente paradisíacos. Se você pretende explorar um pouquinho dessas belezas mas não sabe por onde começar, que tal fazer uma visitinha ao Salto do Itiquira? Localizado na cidade de Formosa, é classificado como a oitava maior cachoeira do Brasil, apresentando nada menos que 168 metros de altura.
O pequeno município é bastante conhecido por resguardar valiosa riqueza natural, com diversas cachoeiras e grutas que merecem uma visita. O Salto do Itiquira é, sem dúvida, a de maior destaque, mas vale considerar que se encontra dentro de uma área protegida, conhecida como Parque Municipal do Itiquira. Sendo assim, é necessário desembolsar determinada quantia para ter acesso ao local, mas vale a pena.
Um de seus pontos positivos é que não apresenta difícil acesso, fazendo com que idosos, crianças e pessoas com algum tipo de limitação motora consigam chegar ao local com certa facilidade. Outro ponto forte tange sua estrutura, já que nas proximidades é possível encontrar lanchonetes, bares, restaurantes e até mesmo espacinhos destinados para as crianças.
Como tudo começou
A história do lugar se mistura com a de Antônio Carlos Felício Bueno, o grande responsável pela fundação do Parque Municipal do Itiquira. Tudo começou no final da década de 70, quando ele buscava incansavelmente por um lugar intocável e de rara beleza, com a intenção de criar uma nova atração turística.
Antônio Carlos sabia que Brasília tinha um alto potencial de desenvolvimento, por isso se dedicou a buscar um lugar nas proximidades, pois já imaginava que as pessoas precisariam de um refúgio para relaxar. Então, suas buscas se direcionavam a grandes áreas verdes, cachoeiras, grutas, lagos e cavernas, sempre com o objetivo de encontrar um paraíso natural.
Foi então que encontrou uma foto da Missão Cruls, de 1892, onde era possível ver uma cachoeira enorme. A partir daí, decidiu procurar o local que tinha o nome de Itiquira. Quando encontrou, ficou perplexo com o que viu, pois o lugar era realmente lindo mas havia lixo e total descuido ambiental por todos os lados.
Passou a procurar pelos donos da região e comprou sistematicamente todas as terras nas proximidades para finalmente desenvolver um complexo turístico. Também recebeu 48 hectares de doação para a criação do Parque Municipal do Itiquira, tendo ainda ajuda da Prefeitura de Formosa, com o qual foi firmado um contrato de concessão.
Assim, o parque foi construído com ampla estrutura para receber visitantes, sem deixar de lado toda a preocupação com o meio ambiente em questão. Foram construídas calçadas, pontes, estacionamento, portaria, restaurante, lanchonete, acesso asfaltado, sanitários, muros, área de descanso, um acesso total ao Salto do Itiquira e muito mais.
No ano de 2012, com o fim da concessão, o parque acabou sendo entregue aos cuidados da prefeitura da cidade.
O Salto do Itiquira hoje
Por incrível que pareça, no início não havia qualquer acesso ao Salto do Itiquira. Eram encontradas apenas trilhas e longos caminhos que passavam por perto e, ao seu redor, haviam diversas fazendas de gado que davam início a um processo de desmatamento com o intuito de ampliar seus pastos.
Felizmente, após a compra das terras, o meio ambiente presente na região pôde ser restabelecido e atualmente permanece preservado. O parque atua como uma Unidade de Conservação e possui regras que precisam ser seguidas pelos visitantes para que o passeio possa ser aproveitado da melhor forma.
Entre as principais normas, vale destacar que cada visitante é responsável pelo lixo produzido durante a visita, portanto, nada de deixar espalhado no lugar! Tudo é pensado para preservar a fauna e flora da região.
Também é preciso destacar que, embora o Salto do Itiquira seja a principal atração, não é permitido o banho em seu poço, já que a força da queda d’água é grande, podendo provocar acidentes. No entanto, o salto forma uma sequência de cachoeiras, poços e corredeiras, logo abaixo, no rio, é possível encontrar lugares onde o banho é permitido, fazendo com que os visitantes possam ainda desfrutar de paisagens deslumbrantes.
O melhor horário para fazer uma visita ao salto é durante a manhã, principalmente em dias ensolarados, já que por ali se forma um arco-íris gigante que encanta a todos. As estradas de acesso são boas, com pistas duplas e pavimentadas, com boa sinalização e placas indicativas.
Existem diversas agências de turismo que promovem passeios até lá, sem falar que ainda é possível encontrar hotéis na cidade de Formosa que possibilitam dias de descanso, para quem pretende passar uma temporada maior e conhecer todo o parque. Para mais informações, clique aqui.
Outros atrativos disponíveis e estrutura:
- Trilha ao Salto
- Salto do Itiquira
- Poços para banho
- Restaurante
- Trilha do Mirante do Salto
- Parquinho Infantil
- Pequenas trilhas
- Sanitários
- Bebedouros
Mais informações:
Parque Municipal do Itiquira (acesso ao Salto do Itiquira), em Formosa/ Goiás.
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h (entrada permitida até 16h)
Telefone para contato: (61) 3981-1234
Endereço: Rod. GO 524, S/N – Zona Rural, Formosa – GO, 73800-000
Ingressos:
- Residente de Formosa: R$ 3
- Visitante de outras cidades/ país: R$ 10
- Crianças de 0 a 5 anos: isento
É proibido entrar no parque com alimentos, bebidas (exceto água) e animais de estimação.