Quando foi a última vez que você andou de bike por aí? Já percebeu que este é um hábito que se torna cada vez menos frequente em nossa cidade? Infelizmente, muitos acabam optando pelo carro ou moto até mesmo para percorrer curtas distâncias. No entanto, se você pretende se tornar adepto e está em busca de bons lugares para andar de bicicleta em Goiânia, podemos ajudar!
Nós aqui do Portal Dia Online preparamos uma listinha para aqueles que pretendem curtir um passeio mais leve, mas também não deixamos de lado quem já é mais experiente. Portanto, será possível encontrar desde alguns parques legais para pedalar, até trilhas mais pesadas para praticar alguma modalidade de ciclismo.
Em todo caso, é importante lembrar que é preciso manter a limpeza dos lugares, guardando todo o lixo que você venha a produzir durante o trajeto. No caso das trilhas, é recomendado que não vá sozinho e que se junte a um grupo experiente para aproveitar melhor o passeio. Dá uma olhada!
Melhores parques para andar de bicicleta em Goiânia
1 – Parque Areião
Se você pretende curtir um bom passeio de bicicleta em Goiânia mas a intenção não é viver altas aventuras, o Parque Areião pode ser uma boa escolha. Com cerca de 215.021 m² de extensão, o local atende a diversas finalidades, sendo perfeito para quem busca apenas por momentos de sossego, mas também para aqueles que querem se mexer um pouquinho.
Bastante arborizado e com muita sombra, o parque conta com uma extensa pista, onde é possível praticar corrida e caminhada, mas também é possível passear de bike. Além disso, ainda dá para contar com um campinho de futebol e estação de ginástica! Vale a pena aproveitar!
Endereço: Av. Areião, s/n – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-370
2 – Parque Lago das Rosas
Pioneiro na cidade, também representa o lugarzinho perfeito para quem pretende garantir um bom passeio de bicicleta em Goiânia. Construído ainda na década de 40, é um dos maiores da região, contando com aproximadamente 315 mil m². Por ali é possível encontrar de tudo um pouco, desde estação de ginástica e playground infantil, até os famosos pedalinhos e enormes pistas para caminhada ou bike.
Para os adeptos da bicicleta, o mais recomendado é aproveitar as pistas externas, que ficam em volta ao parque e contam com menor fluxo de pedestres. Em todo caso, é um lugarzinho bastante agradável e cheio de boas sombras.
Endereço: Alameda das Rosas, 957 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74110-060
3 – Parque Vaca Brava
Considerado como um dos parques mais bonitos da cidade, apresenta aproximadamente 79.800 m², contendo um charmoso bosque um lago simplesmente lindo.
Com muito contato com a natureza, é também um espaço perfeito para quem pretende andar de bicicleta em Goiânia, com paisagens incríveis, tanto durante o dia quanto durante a noite. Vale a pena aproveitar!
Endereço: Av. T-10, s/n – St. Bueno, Goiânia – GO, 74210-240
4 – Parque Flamboyant
Um dos parques mais jovens da capital, o Parque Flamboyant foi inaugurado em 2007 e conta com cerca de 125 mil m² de extensão. É perfeito para passear com os amigos ou com a família, mas também representa uma boa alternativa para quem pretende se exercitar.
Por ali é possível encontrar uma boa estação de ginástica, sem falar em suas pistas enormes para caminhar ou andar de bike. Sem dúvida é uma boa experiência, já que o parque garante cenários encantadores.
Endereço: R. 15, 103-157 – Jardim Goiás, Goiânia – GO, 74810-080
5 – Jardim Botânico
Em Goiânia desde o comecinho da década de 40, o Jardim Botânico é a maior unidade de conservação da cidade, contando com nada menos que um milhão de metros quadrados. É claro que, por tal razão, uma área do parque é fechada e reservada à preservação de plantas nativas do cerrado, servindo também de abrigo para animais silvestres.
No entanto, a parte aberta para visitação ainda é enorme e entre suas principais atrações está um lago, trilhas ecológicas, um lindo borboletário e pistas amplas para caminhada e passeios de bike. Vale a pena conhecer!
Endereço: Av. Botafogo, 2981-3105 – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO
6 – Parque Marcos Veiga Jardim
Entre todos os parques citados, talvez este seja o melhor, já que foi construído especialmente para estimular a prática de esportes entre os goianienses. Com estrutura ampla e acolhedora, está bem pertinho do autódromo e conta com cerca de 55 mil m². Entre suas atrações, é possível mencionar as quadras de areia e poliesportivas, pistas para patinação e skate, um lindo espelho d’água e longas pistas para caminhada e bicicleta em Goiânia. Clique aqui para saber mais.
Endereço: Av. Ayrton Senna – Alphaville Araguaia, Goiânia – GO, 74884-591
Trilhas para andar de bicicleta em Goiânia
7 – Trilha do Laboratório XCO
Localizada próxima ao Parque Lozandes, a trilha surgiu há mais de uma década e foi uma iniciativa de ciclistas que queriam ter um lugarzinho para treinar e fazer alguns testes para competições. A partir de tal informação já dá para imaginar a razão de terem escolhido o nome “laboratório”, não é mesmo?
Com dificuldades média e difícil, a trilha conta com aproximadamente 6 km de extensão e possui obstáculos naturais como raízes, rochas, curvas fechadas e pequenos obstáculos adaptados, a exemplo de pontes. É frequentada por diversas pessoas que curtem bicicleta em Goiânia, geralmente por grupos de pedal de diferentes categorias como montain bike, BMX e outras.
Atualmente, após ter passado por algumas revitalizações, a trilha é uma das melhores do estado de Goiás e, certamente, a melhor dentro de Goiânia. Para curtir a aventura no local, é recomendado ir com alguém que já conheça a região e possa guiá-lo durante todo o trajeto.
8 – Morro da Serrinha
Para quem pretende se aventurar de bicicleta em Goiânia, o Morro da Serrinha também é uma boa alternativa. Localizado no topo do Setor Serrinha, o local se transforma em um verdadeiro playground para os adeptos do montain bike, já que apresenta uma pequena área (1 km) com muita vegetação natural, constituída ainda por descidas em formações de pedra sabão, com caminhos de dificuldades diferentes. É um bom circuito para os iniciantes, já que podem treinar sua técnica de descida e subida.
Vale lembrar que o local costuma ser frequentado por diferentes grupos, para diversas finalidades. Portanto, há sempre pessoas religiosas que sobem o morro para fazer orações, por exemplo. Em todo caso, é preciso ter respeito para que todos consigam aproveitar das belezas do local.
Endereço: R. 1112, 100 – Serrinha, Goiânia – GO, 74830-370
9 – Trilha do Parque Macambira Anicuns
Localizada dentro e nos arredores do Parque Macambira Anicuns, no Setor Faiçalville, a trilha possui cerca de 3 km e conta com um percurso fácil, com predominância de terreno plano e poucos obstáculos.
Também é perfeita para quem está começando a praticar ciclismo, já que apresenta pouca dificuldade técnica, com poucas descidas e subidas fortes. O percurso é divertido e perfeito para fazer em grupo. Circundando o parque também é possível encontrar uma ciclovia bem interessante.
Endereço: Alameda Andrelino de Morais, 257-465 – St. Faicalville, Goiânia – GO, 74350-060
10 – Trilha da Onça
Localizada atrás do Condomínio Aldeia do Vale, é composta basicamente por estradão e estradinha, com diversas subidas e descidas em um cenário único e encantador. Não é recomendado para iniciantes, já que exige mais técnica. Sua extensão é de cerca de 35 km no percurso reduzido e 60 km no percurso maior.
O terreno é formado principalmente por chão batido, passando por áreas rurais que formam um percurso intermediário e bem difícil em alguns momentos. Por passar por algumas propriedades privadas, é comum encontrar porteiras que alertem sobre a proibição de pedestres, mas os proprietários costumam autorizar a passagem de ciclistas. Em todo caso, busque sempre pedir permissão para entrar, caso seja necessário passar por algum lugar do tipo
O ideal é frequentar a trilha com pessoas que já tenham passado por ali e conheçam o trajeto. Nunca vá sozinho!