Detento é encontrado morto dentro do presídio de São Simão
Um detento da Unidade Prisional (UP) de São Simão, Charles Eduardo Araújo, de 45 anos, foi encontrado morto dentro do banheiro da penitenciária na tarde do último domingo (21/4) por um agente penitenciário, enquanto os outros presos estavam tomando banho de sol na unidade.
Conforme o Relato de Atendimento Integrado (RAI) das forças policiais de Goiás, a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) foi chamada para atender a ocorrência pelo agente penitenciário, Gesiel Saulo das Neves, que estava no plantão na unidade.
De acordo com o RAI, o reeducando foi encontrado caído dentro do banheiro da unidade com várias perfurações no tórax e sem os sinais vitais. Além disso o relatório informou que os outros detentos da unidade estavam tomando o banho de sol, no momento em que Charles foi encontrado sem vida e que o detento ocupava a cela três da unidade prisional, mas foi encontrado na cela sete.
Segundo o que foi registrado nenhum detento forneceu qualquer informação sobre o possível autor do homicídio. A PM afirmou que chamou a polícia técnico-cientifica que esteve no local para fazer o procedimento padrão com perícia e a remoção do corpo.
Em outro caso, detento foi espancado até a morte na Casa do Albergado
João Victor Oliveira da Silva, de 22 anos, que dividia a cela com outros presos na Casa do Albergado, em Goiânia, foi espancado até a morte dentro da cela sete da Ala B em que estava na madrugada do dia 13 de fevereiro deste ano.
O jovem era detento do regime semi-aberto e foi agredido com socos e ponta pés por outros prisioneiros. A Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH) prendeu cinco pessoas que foram apontadas como autoras do assassinato de João Victor.
Em nota a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) afirmou que as providências necessárias foram tomadas e que um processo administrativo disciplinar foi instaurado na unidade para apurar o suspeito de matar o reeducando. Além disso, a DGAP afirmou que as investigação estão a cardo da PCGO.
Confira a nota
“A direção da Unidade Prisional (UP) de São Simão, pertencente à 6ª Regional Prisional Sudoeste da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), informa que já foram tomadas as devidas providências em relação à morte do reeducando Charles Eduardo de Araújo, de 45 anos, no dia (21/04). Na ocasião, agentes plantonistas, após atenderem o chamado de custodiados, perceberam que Araújo estava sem sinais vitais. De imediato, foi solicitada a presença do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) para prestar atendimento e constatar o óbito.
A direção da unidade informa ainda que acionou o Poder Judiciário, o Ministério Público, as Polícias Civil e Militar para realizarem as devidas providências legais. Além disso, foi instaurado processo administrativo disciplinar para averiguação do fato e aplicação de sanções em conformidade com a lei. As investigações do corrido estão a cargo da Policia Civil.”