Um acidente envolvendo uma carreta bitrem carregada com nitrato de amônia foi registrado na BR-153 na tarde do último domingo (21/4), em Goiânia. O veículo de grande porte carregava 36 toneladas de nitrato de amônia quando acabou tombando na pista e espalhando a carga.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta tombou pouco antes das 18h de ontem, no KM 491 da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia.
A PRF ainda conta que a carreta bitrem que transportava o composto químico nitrato de amônia saiu de Cubatão, em São Paulo, com destino a Carajás, no estado do Pará, e seguia no sentido Goiânia para Anápolis, próximo à Ceasa, quando tombou fora da pista e parte da carga, em fardos de cerca de 1.600 kg, derramou na faixa de domínio da rodovia.
A carga ficou espalhada pela pista, e o Corpo de Bombeiros foi acionado, PRF e Concessionária no local controlaram o trânsito para evitar qualquer acidente.
O motorista da carreta bitrem, felizmente, teve apenas ferimentos leves.
Veja o vídeo da carreta bitrem com nitrato de amônia que tombou na BR-153
Usado como fertilizantes, herbicidas, inseticidas, absorvente para óxidos de nitrogênio, fabricação de óxido nitroso, como oxidante em propelentes sólidos para foguetes,explosivos e etc., o nitrato de amônia é obtido através da neutralização do ácido nítrico pela adição de hidróxido de amônio, ou ainda pode ser preparado com nitrato de sódio e hidróxido de amônio.
Quando contaminado com produtos orgânicos ou materiais oxidantes, aquecido, confinado, e ainda sob ação de agentes iniciadores, pode detonar, e existe o risco de ignição ou detonação ao expor o produto ao calor e a materiais incompatíveis.
Os agentes da PRF registraram em vídeo o momento em que a carreta estava tombada na pista, enquanto a carga era neutralizada e retirada da pista. Veja abaixo: