O teatrólogo, ator e produtor cultural Marcos Fayad, irmão do prefeito de Catalão, Adib Elias, faleceu na manhã desta quarta-feira (17/4) em decorrência de um câncer. O produtor foi um dos fundadores do Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia, e deixa um grande legado para as artes goianas.
Fayad estava internado há 15 dias no Hospital Santa Helena, em Goiânia, e lutava contra um câncer há vários anos. De acordo com a assessoria de Adib Elias a um jornal local, o velório do irmão será às 15h e o sepultamento às 20h, no Cemitério Municipal de Catalão. Ele era solteiro e não deixa filhos.
A reportagem do Dia Online entrou em contato com o gabinete do prefeito Adib Elias, e o mesmo já estava em Goiânia tratando dos assuntos do funeral do irmão. Marcos Fayad também foi articulista em Goiás.
Irmão do prefeito de Catalão, Marcos Fayad deixa legado artístico e marca no Martim Cererê
A morte de Marcos Fayad foi sentida profundamente não só por artistas, mas por pela sociedade goiana como um todo. Um dos legados de Fayad foi sua participação na fundação do Centro Cultural Martim Cererê, importante ponto de apresentação artística e cultural não só em Goiânia, mas em todo o estado de Goiás.
Ele foi inaugurado em 20 de outubro de 1988, quando o então secretário da Cultura, o escritor Kleber Adorno, quis aproveitar o local das antigas caixas d’ água da Saneago como espaço destinado à cultura. O arquiteto Gustavo Veiga criou o projeto de um centro cultural que transformava os antigos reservatórios de água em teatros e ainda propunha a instalação de outras áreas físicas para eventos culturais diversos.
Os principais objetivos do Martim Cererê são a formação de atores e o fomento à produção teatral, com ênfase para a criatividade e a competência nessa área das artes, em Goiás. Em seu interior, são realizadas oficinas de arte teatral, cenografia, iluminação e expressão corporal. Com nome inspirado no título de peça homônima de Cassiano Ricardo (livro visto como síntese do Brasil), o Centro Cultural é originado de três antigos reservatórios de água que abasteciam o Setor Sul