Um dos documentos necessários para adentrar a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é o certificado de conclusão do Curso de Formação de Oficiais da PMDF, no entanto, após alguns candidatos apresentarem a declaração, a instituição desconfiou e denunciou que os policiais estariam fraudando esse documento por meio de falsificação à Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO).
Mediante as denúncias feitas pela corporação do DF, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (DERCAP) deflagrou na manhã desta quarta-feira (17/4) a Operação Passare Avanti, que garantia uma melhor colocação ao candidato no concurso público.
O Dia Online conversou com o delegado Alexandre Otaviano Nogueira responsável pela operação de hoje, que cumpriu dois mandados de busca e apreensão na instituição de ensino de um PM do Estado de Goiás e na sua residência, em Goiânia.
“Nós iniciamos as investigações no ano passado, após a Polícia Militar do DF, desconfiar da incompatibilidade dos horários, pois como os policiais estariam conseguindo cumprir a carga horária e concluir um curso de mais de 300 horas em um curto período de tempo”, conta o delegado.
Policiais Militares do DF e de Goiás entregaram os certificados que fez a PMDF desconfiar da incompatibilidade de horários
O delegado afirmou que a maioria dos policiais são PMs do DF e que dois ou três são de Goiás. Durante o cumprimento de mandados, além dos documentos foram levados telefones celulares, computadores e carimbos.
“Ainda estamos em diligências e os documentos apreendidos agora vão passar por análise, para poder verificar a veracidade dos crimes”, explica Alexandre Otaviano. Segundo o delegado, no momento em que os mandados de busca e apreensão foram cumpridos o PM de Goiás que promove os cursos não estava em sua residência, mas que foi acordado com a advogada dele, uma data ainda este mês para que ele possa prestar os esclarecimentos necessários.
Caso seja comprovado o crime os envolvidos podem responder por falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa.