O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, convidou o delegado da Polícia Federal (PF), Elmer Coelho Vicenzi para assumir a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelas estatísticas e avaliações da educação e de examentes como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Vale ressaltar que o atual ministro assumiu a pasta na semana passada, após o ex-ministro da educação, Ricardo Vélez Rodríguez ser exonerado do cargo. Além do delegado da PF, Weintraub escolheu como secretários e auxiliares que não tem experiência para o debate envolvendo a educação no país.
Conforme reportagem da Folha de São Paulo, a escolha de Elmer para presidente do Inep pegou todos de surpresa e sua nomeação para o cargo deve ser publicada nos próximos dias pelo Ministério da Educação (MEC).
Ex-presidente do Inep foi exonerado em Março deste ano
No dia 26 de março deste ano, o ex-ministro Ricardo Vélez exonerou o então presidente do insituto Marcus Vinicius Rodrigues, desde então o Inep está sem presidente. A demissão de Marcos Vinicius foi em função de Ricardo Vélez jogar para o ex-presidnete do Inep a responsabilidade de suspensão da prova de alfabetização deste ano.
Indicado por Weintraub, Elmer Vicenzi é delegado da PF e foi diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Além disso o novo presidente do Inep é formado em direito e especialista em direito penal. Vicenzi ainda tem MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundaçãp Getúlio Vargas, o delegado também foi professor da Academia Nacional de Polícia.