Um trecho da BR-153 no município de Anápolis, região metropolitana de Goiânia, foi temporariamente bloqueado na manhã de hoje (11/4) por um protesto de estudantes que denunciavam cortes na UEG por parte do governo Caiado. Desde o início do ano, a Universidade Estadual de Goiás vem sofrendo com reduções orçamentárias, além de atrasos nos pagamentos.
O protesto dos estudantes universitários da UEG ocorreu nesta manhã no KM 96 da BR-153, em Anápolis. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho chegou a ser bloqueado pelos estudantes durante algum tempo mas logo foi liberado.
O universitários protestavam contra os cortes que vêm sendo feitos na instituição desde janeiro. De acordo com o grupo “UEG em movimento”, no início de 2019, o Governo de Goiás reduziu em 20% o orçamento da instituição, ampliando cortes que haviam sido feitos entre novembro e dezembro de 2018.
Além disso, há também o atraso no pagamento dos servidores por parte do governo Caiado, uma vez que o salário de dezembro, por exemplo, ainda não foi totalmente pago até hoje. Existe também um outro fator que preocupa alunos e servidores, que é a possível proposta de redesenho da UEG que estaria sendo estruturada por um grupo de trabalho nomeado pela reitoria.
Estudantes protestando contra cortes na UEG chegaram a fechar trecho de BR, mas ato já foi finalizado
Segundo a PRF, os estudantes fecharam o KM 96 da BR-153, onde acontecia o protesto, somente por alguns instantes. Por volta das 9h30 desta manhã o ato já havia acabado.
A reportagem do Dia Online entrou em contato com Secretaria de Estado da Educação, que informou que o assunto deveria ser tratado diretamente na UEG. A universidade ainda não retornou às tentativas de contato da reportagem.
Veja abaixo o vídeo do protesto: