A primeira partida da final do Campeonato Goiano 2019 está marcada para o próximo domingo (14/4) entre Atlético Goianiense x Goiás e seguindo uma recomendação do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), a Federação Goiana de Futebol (FGF) determinou que no jogo de ida do próximo domingo, como o da volta no dia 21 vão ser com torcida única. Vale lembrar a medida foi adotada em todos os clássicos da competição deste ano.
Com uma campanha melhor na primeira fase, o Goiás não terá o apoio da sua torcida no jogo de ida, no próximo domingo, com mando do rubro-negro goiano, apenas a torcida do Atlético poderá acompanhar a partida no Estádio Olímpico. O jogo da volta ocorre no domingo seguinte (21/4) e o vai ser a vez da torcida esmeraldina acompanhar o time e a decisão do Campeonato deste ano.
A recomendação para que os dois jogos sejam disputados com torcida única, foi feita pelo promotor de Justiça, Diego Osório da Silva, que coordena o Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos do Futebol (GFUT).
Recomendação de torcida única na final do campeonato Goiano 2019, visa garantir a segurança dos torcedores que forem acompanhar os jogos no estádio
A recomendação do órgão foi baseada no ânimo das torcidas, que poderia gerar conflito entre elas. Desta forma, o promotor levou em consideração as normas de proteção e defesa do torcedor, conforme estabelecido pelo Estatuto de Defesa do Torcedor, para prevenir a violência e garantir a segurança dos torcedores que forem ao estádio.
Além de considerar o que é estipulado pelo Estatuto do Torcedor, o promotor, ponderou que na partida de volta entre Atlético Goianiense x Vila Nova, no domingo passado (7/4), mesmo com torcida única, houve provocações e a confusão entre jogadores e atletas de ambos os clubes após o fim do jogo.
Conforme a recomendação do MPGO, devido ao episódio registrado inclusive pelas TVs que transmitiam a partida, o ânimo exaltado dos torcedores, poderia ocasionar uma confusão entre membros da torcida do rubro-negro goiano e membros da torcida do esmeraldino goiano, e por isso recomenda que as partidas da final tenham apenas uma torcida, para garantir a segurança dos torcedores.