Se inicia nesta quarta-feira (10/4), em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos (neste ano, a faixa-etária do público infantil foi ampliada, de até 5 anos para até menores de 6 anos), grávidas em qualquer período gestacional e puérperas – mulheres até 45 dias após o parto. O próximo grupo prioritário a ser vacinado em Goiás será o dos profissionais da saúde, seguido pelos idosos, conforme o calendário de vacinação da campanha (confira abaixo).
Em Goiás, 1.830.408 pessoas devem ser imunizadas. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), a intenção é que pelo menos 1.647.408 dessas pessoas procurem um dos 907 postos de vacinação fixos instalados em todo o estado. Na capital, as vacinas estarão disponíveis em 56 postos de vacinação. O objetivo é imunizar no mínimo 90% (404.610 pessoas) do público-alvo até o encerramento da campanha, em 31 de maio.
Calendário de vacinação contra a gripe em Goiás
O cronograma de vacinação contra a grupe foi divulgado pelo Ministério da Saúde, de acordo com maior vulnerabilidade do grupo. Confira abaixo:
- Grupo 1: 10 a 18 de abril – gestantes, puérperas e crianças de 6 meses até 5 anos
- Grupo 2: 22 a 26 de abril – trabalhadores da saúde
- Grupo 3: 29 de abril a 3 de maio – pessoas com 60 anos ou mais
- Grupo 4: Dia D, 4 de maio – todos os grupos prioritários
- Grupo 5: 6 a 10 de Maio – portadores de doenças crônicas ou comorbidades
- Grupo 6: 13 a 17 de maio – professores
- Grupo 7: 20 a 31 de Maio – todos os grupos prioritários, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
Vacina contra a gripe
Segundo informações da pasta, a vacina contra gripe é segura e é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença. A vacina trivalente protege contra três cepas do vírus influenza. A imunização contra gripe não consta no Calendário Nacional de Saúde. Trata-se de uma vacina de campanha, ou seja, ocorre somente em um período específico.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno, que começa em junho. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.